Rio Verde tem retomada segura das atividades econômicas

Enquanto em Goiânia a reabertura do comércio foi na contramão do que pregavam os especialistas, as medidas adotadas em Rio Verde seguiram critérios científicos indicados pelo COES


Se para técnicos da saúde de Goiânia a reabertura do comércio e shoppings na capital só poderia ocorrer com pelo menos 20% das vagas de UTI disponíveis (ontem havia 14%) e 50% de isolamento social (menos de 35%), em Rio Verde a realidade é totalmente diferente.

O município iniciou a retomada do comércio e prestação de serviços nesta segunda-feira, 22, em consonância com as recomendações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES-RV).

Nos últimos 14 dias anteriores à publicação do decreto, o isolamento social na cidade oscilou entre 42 e 55%. O resultado dos inquéritos de amostragem de testagem nos dias 4 de junho (4,8%) e 18 de junho (4,7%) revelou uma estabilização dos índices de disseminação do novo coronavírus. 

O boletim epidemiológico desta terça-feira,23, também mostrou que, das 5.667 pessoas infectadas, 5.013 (88,4%) já estão curadas. Na rede pública hospitalar, o percentual de leitos disponíveis é de 60% na UTI e 50% na enfermaria. Na rede privada, a disponibilidade é de 31% na enfermaria e de 7% na UTI. 

O decreto em vigor, que permite o funcionamento das atividades entre os dias 22 de junho a 5 de julho, com nova paralisação entre 6 e 19 de julho, também levou em conta o período de incubação do vírus. Além disso, a norma prevê que novas restrições ao funcionamento do comércio em geral e prestação de serviços podem ser adotadas caso os índices de disseminação voltem a subir.

Compartilhe

Comente: Rio Verde tem retomada segura das atividades econômicas