Rio Verde se destaca na produção de soja brasileira

A capital goiana do agronegócio foi o município mais rico na atividade agropecuária do país (PIB 2009) e terá participação preponderante na safra recorde esperada para 2012/2013


Rio Verde é o terceiro maior em Valor Bruto da Produção (VBP) de Goiás e o 11º do país com a geração de R$ 917 milhões (IBGE 2011). A soja tem participação significativa nestes resultados, com estimativa de produção de 907,5 mil toneladas, devendo firmar Rio Verde como o município de maior produção desta oleaginosa em Goiás e ocupando a 10ª posição no ranking brasileiro.

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher 82,6 milhões de toneladas da oleaginosa, um aumento de 24,5% sobre o ciclo anterior. Neste cenário, estado de Goiás é o quarto maior produtor de soja do País e deve colher 9 milhões de toneladas da oleaginosa na próxima safra, 10% a mais que no ciclo passado.

Rio Verde produzirá ainda, segundo estimativa do IBGE 2012, 80 mil toneladas de milho da safra 2012/2013, 990 mil toneladas da safrinha, 15 mil toneladas de feijão e 75 toneladas de sorgo.

A soja foi o grão que apresentou maior crescimento de área no Brasil. Foram semeados 27,3 milhões de hectares, uma variação de 5% acima da safra anterior, quando foram cultivados 25,04 milhões de hectares no país.

Goiás recebe a Abertura Oficial da Colheita de Soja da safra 2012/2013
Considerando este desempenho, Rio Verde foi o município escolhido para receber na próxima sexta-feira (25) a Abertura Oficial da Colheita de Soja da Safra 2012/2013. Na presença do secretário de Política Agrícola, Neri Geller, e do governador de Goiás, Marconi Perillo, e de outras autoridades nacionais e regionais, nove colheitadeiras serão usadas para iniciar os trabalhos. Geller representará o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, na solenidade, que terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural, a partir das 10h30min.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), realizadora do evento em parceria com Senar Goiás e Sindicato Rural de Rio Verde, espera reunir até 700 produtores rurais na Fazenda Abóbora (rodovia GO-174, Km 04, sentido Rio Verde - Caçu) para comemorar mais uma safra recorde de soja.

Parceria do planejamento do plantio à colheita
O evento que marca o início oficial da colheita no país é uma realização do Projeto Soja Brasil em parceria com a Faeg, o Senar Goiás e o Sindicato Rural de Rio Verde. A iniciativa tem o apoio da prefeitura de Rio Verde, da CNA, do Grupo Cereal e do Instituto Inovar. O Soja Brasil é uma realização do Canal Rural e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O projeto acompanha a safra de soja desde o planejamento do plantio, com eventos, expedições técnicas e conteúdos para televisão e internet. Tem patrocínio das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

A abertura oficial da colheita marca o encerramento da terceira rota da Expedição Soja Brasil, que desde o final de outubro acompanha o desenvolvimento de lavouras de soja nas principais regiões produtoras do país, com a participação de repórteres do Canal Rural, especialistas da Embrapa, da Aprosoja Brasil e do Senar em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O patrocínio local do evento é do Concessionário John Deere  Martins & Sobrinhos e da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo).

Plataforma de comunicação do agronegócio
O Canal Rural faz parte da principal plataforma de comunicação do agronegócio no Brasil e é a TV segmentada mais assistida pelos tomadores de decisão do setor, segundo pesquisa Ipsos Marplan (2010). Lançada em novembro de 1996, a emissora tem cobertura nacional, sendo reconhecida como o veículo que melhor representa o segmento (pesquisa Vox Populi). O Canal Rural, que pertence ao Grupo RBS, leva informação e entretenimento aos milhões de produtores espalhados pelo país, e aos “produtores de milhões” que garantem ao setor uma participação no PIB brasileiro de aproximadamente 25%. Sua programação oferece 18 horas diárias de jornalismo, entretenimento e shopping rural, e pode ser assistida pelos canais 135 da NET, 105 da SKY, 112 da Claro TV (antiga Via Embratel), pelas operadoras NEO TV, pela parabólica (banda C) ou em tempo real pela Internet, no site ruralbr.com.br/canalrural.

Rasga Saia Comunicação

Compartilhe

Comente: Rio Verde se destaca na produção de soja brasileira