Rio Verde é o maior produtor de suínos de Goiás

Pesquisa foi divulgada na última semana pelo IBGE


O efetivo nacional de suínos (porcos, porcas, leitões) teve aumento de 0,9%, em 2011, relativamente a 2010, segundo a pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2011, divulgada nesta última quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O maior efetivo de suínos encontrava-se no Sul do país (48,6%) em 2010. Santa Catarina participava com 20,3% de todo o efetivo nacional, seguida por Rio Grande do Sul (14,4%), Paraná (13,9%) e Minas Gerais (12,8%). Segundo os números, os municípios detentores dos maiores rebanhos de suínos em 2011 eram Uberlândia (MG), Rio Verde (GO), Toledo (PR) e Concórdia (SC), onde existem grandes frigoríficos.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sandro Leão, o crescimento se dá pela grande oferta de insumos com preços competitivos e também pela logística de nossa região. “Esses e outros fatores influenciaram nesses números positivos, visto o grande peso das empresas que se instalaram aqui e outras que estão em fase de estudo para se instalarem, reforçando ainda mais esse número crescente do rebanho suíno da nossa região”, analisou.

Segundo os dados, Rio Verde ocupa a posição de maior criador de rebanho suíno do Estado e o segundo maior do país. A pesquisa mostra também que, o rebanho bovino no Brasil cresceu 1,6% e chegou a 212,8 milhões de cabeças, em relação ao ano de 2010.

Ascom - Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Rio Verde é o maior produtor de suínos de Goiás