Rio Verde contará com policiamento comunitário

Lançamento do programa será amanhã, 10 de agosto


Acontece amanhã, 10 de agosto, às 9h, no auditório da Acirv, o lançamento do Procedimento Operacional Padrão – POP 2010, que na prática irá instituir o policiamento comunitário na área abrangida pelo 8º Comando Regional, que inclui Rio Verde.

O que é policiamento comunitário
É uma filosofia e uma estratégia organizacional fundamentadas, principalmente, numa parceria entre a população e as instituições de segurança pública e defesa social. A idéia é que tanto os órgãos estatais, quanto a população local, devem trabalhar em conjunto para identificar, priorizar e resolver problemas que afetam a segurança pública na sua respectiva região administrativa.

Trata-se de uma tendência mundial adotada, por exemplo, no Japão e que permite uma interatividade muito grande entre a polícia e a comunidade, desenvolvendo vínculos importantes entre o policial e o cidadão. Esses vínculos permitem que as decisões sejam tomadas em conjunto e que a responsabilidade sobre a segurança pública seja compartilhada, permitindo clareza e apoio nas ações pertinentes à polícia.

Todo e qualquer policial pode e deve fazer o policiamento comunitário, no que se refere à filosofia, expressa no modo de tratar a comunidade e os problemas de segurança por ela enfrentados.

O policiamento comunitário é um antigo anseio da sociedade rio-verdense, que teve seus pedidos atendidos pelo comando da Polícia Militar.

Compartilhe

Comente: Rio Verde contará com policiamento comunitário