Rio Verde adere ao ‘Síndico Dengueiro’

Projeto é uma parceria com o governo estadual


O governo de Goiás firmou parceria com todas as prefeituras municipais do interior do estado. O objetivo da iniciativa é o combate à dengue, por meio de um projeto denominado Síndico Dengueiro, campanha que está sendo encabeçada pela Secretaria de Estado da Saúde. O projeto funciona de maneira que em todos os prédios públicos, um servidor receberá a função de síndico dengueiro e irá atuar como responsável por identificar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença). Além disso, ele deverá mobilizar todos os outros servidores, que naquela repartição trabalham, em trabalhar na eliminação dos criadouros e ressaltar sobre o grande problema que tem se tornado a dengue.

O síndico dengueiro receberá um kit de informações explicativas sobre as ações que devem ser concretizadas semanalmente e atuará junto à manutenção do prédio, verificando, por exemplo, se as caixas d’água estão tampadas, as calhas entupidas e se há focos de água parada. Esse check list, que ele deverá fazer, contempla ao todo 23 itens a serem verificados. “Caso achar necessário, ele está autorizado a entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, que irá enviar uma equipe para auxiliá-lo nesse mutirão. O síndico dengueiro servirá como uma sentinela no prédio em que trabalha, pois irá atuar como um guardião no combate ao Aedes aegypti”, explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica em Rio Verde, Luís Brasileiro.
 
Ele explicou ainda que a previsão é de que até o início de abril, todos os síndicos já tenham passado por uma capacitação, em que receberão orientações sobre como proceder para eliminar os focos do mosquito transmissor da doença. “Após o período de seis meses, seu trabalho será avaliado e caso as metas estipuladas tenham sido atendidas a contento, o servidor receberá como benefício uma semana de folga”, comentou Luís.
 
Em Rio Verde, a Prefeitura Municipal tem realizado ainda, desde o último dia 18 de fevereiro, uma força-tarefa no combate à dengue, com mutirões de limpeza em todos os bairros da cidade.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Rio Verde adere ao ‘Síndico Dengueiro’