Ratos invadem propriedades rurais

Grande número de roedores tem levado prejuízo aos produtores rurais


O número de roedores tem aumentado cada vez mais nas fazendas e granjas e tem trazido grandes prejuízos aos proprietários. Os ratos têm procurado as fazendas e granjas por serem locais propícios, uma vez que possuem os três fatores determinantes para a existência deles: água, alimento e abrigo.

Um dos grandes problemas para essa infestação de ratos é a falta de fatores biológicos. “Hoje não existem mais os predadores, como cobras, gaviões e corujas e tudo isso facilita esse aumento de ratos, que agora encontraram nas fazendas e granjas um local propício para a proliferação”, explica o empresário exterminador de ratos, Lucas Ramos dos Santos. O empresário ainda acrescenta que a falta de mão-de-obra qualificada para esse serviço dificulta a exterminação. “Hoje está cada vez mais complicado arrumar pessoas que sabem dar o correto tratamento para eliminar os ratos, pois muitas vezes os funcionários das granjas nem sabem quais os métodos mais eficazes para esse controle”, afirma.

As fêmeas são maioria nas fazendas e granjas e elas chegam a procriar até 14 vezes por ano, sendo que de cada ninhada nascem de oito a 18 filhotes. “E tem outro detalhe que aumenta ainda mais esse número, é que se os ratos encontram locais apropriados, os machos forçam o cio das fêmeas”, comenta o também empresário e exterminador de roedores, Túlio Ferreira Franco.

Os ratos têm hábitos noturnos e enxergam vultos até cinco metros de distância. São os machos que saem à procura de alimentos e andam deixando sinais para conseguirem retornar às tocas. “Eles saem urinando e voltam farejando”, diz Santos, que lembra ainda que os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.

Nas propriedades rurais, eles são temidos porque, além de roerem os sacos com grãos, depositam fezes, urina e pelos nos grãos e em outros produtos, tornando-os impróprios para o consumo humano e animal. De acordo com os exterminadores, o primeiro passo para a identificação dos ratos é observar os sinais, ver o grau de infestação, qual a espécie e a quantidade de atrativos que o local possui. O fator determinante é que o mamífero se esconde ontem tem alimento.

De acordo com os exterminadores, a infestação de ratos está tão grande na zona rural, que em um dia eles chegam a matar mais de mil animais. “Nos últimos dias temos dado combate em várias granjas e algumas delas estão com sérios problemas”, diz Santos.

COMO COMBATER
A forma mais eficaz de combater os roedores é através de venenos que utilizam várias fórmulas. Mas é bom lembrar que os venenos devem ser todos registradas no Ministério da Saúde. As armadilhas são métodos bastante utilizados, explica Franco, mas de acordo com o exterminador de roedores, somente os produtos químicos matam.

RESULTADOS
Existem produtos no mercado que acabam com os mamíferos imediatamente, mas o controle eficaz demora cerca de 12 dias. É importante salientar que em uma propriedade com infestação, é fundamental fazer um controle contínuo, através de serviços preventivos e corretivos.

Assessoria de Imprensa Sindicato Rural – Rio Verde - GO

Compartilhe

Comente: Ratos invadem propriedades rurais