Queimadas fazem ‘Quinta-feira Infernal’ em Goiás

Evacuações de usinas, morte de animais e fechamento de estradas. Fogo assustou os goianos


As queimadas em vários municípios de Goiás têm causado prejuízos, matado animais silvestres e levado medo aos moradores. Em três usinas de álcool, trabalhadores tiveram que deixar os locais às pressas por causa da aproximação do fogo. O mesmo aconteceu em um frigorífico e em uma escola, nesta quinta-feira (19). O estado já está há mais de 120 dias sem chuvas.

Teve também redemoinho de fogo em Palmeiras de Goiás. No município da região central do estado, o pânico chegou a um frigorífico.

“Vai pegar fogo! Misericórdia, Deus pai!”, diz uma pessoa, enquanto filmava o fogo, que formou um o grande redemoinho.

Os funcionários do frigorífico relataram que foram 40 minutos de correria e eles precisaram ser retirados do local.

“Olha a altura desse fogo, Meu deus. Chegando dentro do frigorífico”, relatou outra pessoa no vídeo.

Outras imagens gravadas em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal, mostram a fuga de alunos após o fogo se aproximar da unidade e a fumaça invadir a unidade.

Usinas de álcool em risco
Em uma usina de etanol, em Maurilândia, nos sudoeste de Goiás, trabalhadores também foram obrigados a fugir. “Está evacuando a usina. O trem está feio”, comenta um homem que gravou o momento da fuga.

Mesmo com o trabalho dos brigadistas e dos bombeiros, dois carros foram destruídos pelo fogo.

Nesta quarta-feira, em outra usina, desta vez em Goiatuba, no sul de Goiás, funcionários também abandonaram o parque industrial porque o fogo se aproximou dos compartimentos que armazenam o álcool.

Em Santa Helena, a área de outra usina de etanol foi evacuada. E os animais também sofrem. Uma capivara morreu tentando escapar dos incêndios no município que fica no sudoeste de Goiás.

Diante do cenário de destruição e de prejuízo para produtores rurais, foi declarada situação de emergência e calamidade pública por causa das queimadas.

Trânsito parado
Em Jataí, também no sudoeste, moradores ajudaram uma senhora a sair do meio da fumaça. Duas BRs foram interditadas, a 060, entre Rio Verde e Jataí e um trecho da 364 entre Jataí e São Simão.

"Tem um monte de carreta parada lá atrás, moçada! Carro parado no meio da fumaça preta. Tem um monte de carro parado lá pra trás", relatou um motorista.

Compartilhe

Comente: Queimadas fazem ‘Quinta-feira Infernal’ em Goiás