Programa de ressocialização de jovens forma terceira turma em Goiás

Formação da Fundação Alphaville aconteceu em Trindade, em parceria com MPT e Fepetiago


A Fundação Alphaville e a Fepetiago realizam hoje a cerimônia de encerramento do Programa Jovem Sustentável -- Aprendiz, em edição que vai celebrar a formatura de 18 jovens da cidade. A iniciativa, que conta com a parceria do MPTGO, Prefeitura de Trindade e Secretaria Municipal de Assistência Social de Trindade, é uma alternativa e contribui com a ressocialização de jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Com duração de três meses, o programa aplica metodologia específica da Fundação Alphaville que estimulam o pensar, sentir e o fazer.

A diretora da Fundação Alphaville, Fernanda Toledo, fala sobre a expansão do programa e o novo resultado positivo em Goiás. “Estamos satisfeitos com o resultado de mais uma edição do programa, que ganha força no estado de Goiás”.

O programa, consolidado como uma alternativa ao cumprimento de medidas socioeducativas, trouxe um resultado inédito na redução da incidência de delitos. Em Senador Canedo, a taxa de jovens reincidentes caiu de 86% para 16,5% entre os participantes do programa.

Com proposta inovadora no atendimento aos jovens, o PJS -- Aprendiz está formatado em 172 horas de atividades de contra turno escolar e conta com módulos de reformatação de valores, compreensão da realidade local (com atividades de permacultura, economia, empreendedorismo e qualidade de vida) e cidadania digital. Em Senador Canedo, foram realizadas três edições do PJS -- Aprendiz, que formaram quase 70 alunos.

A cerimônia, que celebrará o cumprimento das medidas pelos participantes, terá um momento especial em reconhecimento às famílias. "Entendemos que o jovem toma decisões com base em um contexto e, tão importante quanto formá-los e compartilhar técnicas com as equipes responsáveis, é aproximar as pessoas que realmente trazem valor ao seu dia a dia. Estamos também muito felizes com a participação ativa dos representantes da Secretaria de Assistência Social do município, que tem a bonita tarefa de conduzir essa nova fase de vida dos jovens", completa Fernanda.

Compartilhe

Comente: Programa de ressocialização de jovens forma terceira turma em Goiás