Produção de cana deve crescer 10% na safra 2013-14

Safra 2013-14 de Goiás será maior que a soma das safras do Norte e do Nordeste do Brasil


A safra sucroenergética 2013-14 deverá ser 10% maior que a passada, com a produção de mais de 58 milhões de toneladas de cana. Goiás terá 37 usinas processando nesta safra. A previsão do setor é que a produção de açúcar cresça 12,5%, com 2,1 milhões de toneladas. A produção de etanol deverá crescer 14%, com 3,5 bilhões de litros. De acordo com o presidente do Sifaeg, André Rocha, a safra 2013-14 de Goiás será maior que a soma das safras do Norte e  do Nordeste do Brasil.

Nos últimos 10 anos, enquanto o Brasil dobrou a produção de cana, Goiás conseguiu multiplicar por quatro sua safra. Nesse período, a participação do setor sucroenergético no PIB goiano cresceu quatro vezes, gerando renda, emprego e desenvolvimento social. “Esse é um setor que traz renda para os municípios e gera milhares de empregos no interior do Estado. Os municípios que mais cresceram suas economias em Goiás são justamente os que receberam as indústrias sucroenergéticas. Esses municípios também foram os que tiveram maior ganho de IDH. Isso mostra que, junto do desenvolvimento econômico, o setor traz progresso social”, afirma André Rocha.

Segundo dados do Sifaeg, a safra da cana no Brasil está equilibrada entre a produção de açúcar e a de etanol. E esse equilíbrio só acontece graças à força produtiva do Centro-Oeste, onde 73% da safra vira etanol. A região é responsável por 20% da cana plantada no Brasil e por 28% da produção nacional de etanol. Goiás sozinho responde por 14% da produção nacional de etanol, consolidando-se como o segundo maior produtor de cana do País, também o segundo em produção e consumo de etanol e o quarto em produção de açúcar.

Notícias de Goiás

Compartilhe

Comente: Produção de cana deve crescer 10% na safra 2013-14