Prefeitura apresenta proposta para transporte coletivo

Tema foi ponto central de audiência realizada ontem, 30 de novembro


Foi realizada nesta quarta-feira, 30, a audiência pública para a apresentação do projeto voltado ao transporte coletivo de passageiros do município. Foram apresentados o diagnóstico e as adequações necessárias para o transporte coletivo, visando à contratação por licitação de uma empresa do ramo.

O evento aconteceu no auditório da Kleber Reis Costa (Prefeitura) que estava lotado, com a presença de agentes de trânsito, presidentes de bairro, usuários do transporte coletivo, vereadores, promotores de justiça e populares. Entre as autoridades municipais presentes destacam-se: os secretários municipais José Carlos Pimenta (Administração), Luiz Carlos Sabino (Obras), Cairo Fagundes (Comunicação) e Levy Rei de França ( Educação, Esporte e Lazer), além do superintendente Jorge Coga Pedros (Trânsito).

De acordo com Jorge Coga, o objetivo da audiência é apresentar soluções para melhorar a acessibilidade e mobilidade urbanas, oferecer um melhor serviço, disponibilizando aos usuários mais horários, locais e preços acessíveis. “A Prefeitura de Rio Verde está buscando melhorar o atendimento do transporte público para a população e por meio desta audiência pública, espera contar com as sugestões da população,” disse.

Durante a apresentação do projeto, o engenheiro de tráfego da Engebras (empresa contratada para fazer o projeto), Antônio Roberto, explicou como os estudos foram feitos e mostrou que a remodelação do sistema de transporte coletivo é feita em seis etapas, que são: levantamento de dados como as zonas de interesses de trafico (ZIT), pesquisa de campo, para saber quais são os bairros mais movimentados; diagnóstico do sistema atual; Proposta de modelo para o sistema de transporte coletivo; Definição do novo modelo de delegação; realização da Audiência publica e adequações do edital de licitação.

Pesquisas revelaram que hoje existem 13 linhas. O estudo ainda analisou os percursos mais movimentados e os menos movimentados. Segundo a análise, foi diagnosticado que as linhas são longas e isso proporciona pouca confiabilidade na população. “Caso aconteça algum problema durante o percurso, um grande trajeto é prejudicado, por isso no diagnóstico, as linhas algumas vezes não cumprem o itinerante e o tempo de espera nos pontos acaba sendo maior,” explicou o engenheiro.

Entre as propostas de mudanças oferecidas está a melhoria da confiabilidade no transporte, com linhas menores e com um tempo de espera de 10 minutos.  A proposta é colocar ônibus maiores na Avenida Presidente Vargas e outros menores em maiores quantidades, com ônibus novos climatizados e adequados para portadores de necessidades especiais. Outro ponto do projeto é colocar o bilhete único, em que o usuário poderá tomar a condução por várias vezes de qualquer ponto da Cidade. O projeto ainda apontou as necessidades de organização no transporte coletivo, para que todos tenham acessibilidade ao meio e possam ter conforto para sua utilização.

Ao final da audiência, foi aberta a oportunidade para as perguntas, em que os presentes puderam dar sugestões e tirar as dúvidas em relação ao plano. O superintendente Jorge Coga explicou que a empresa irá fazer as adequações ao projeto e um esboço de edital, que está previsto para ser concluído no final de dezembro. Em seguida, será aberto o processo licitatório para a contratação de uma empresa de transporte.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Prefeitura apresenta proposta para transporte coletivo