Plantio de milho: 2ª safra ainda está em aberto em Goiás, diz Comigo

Há incertezas especialmente sobre o milho plantado mais tarde, sujeito a perdas em caso de tempo seco em fases importantes da cultura durante o outono


O tamanho da área a ser ocupada com milho de segunda safra ainda não está definido no sudoeste goiano, e a expansão no plantio na região neste ano pode não ser tão expressiva após problemas climáticos com a soja, avaliou à Reuters o presidente da cooperativa Comigo.

Segundo Antonio Chavaglia, desde a década de 1980 à frente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), receios sobre as condições climáticas deixam os produtores com um pé atrás sobre expandir a área plantada com o chamado milho safrinha.

Há incertezas especialmente sobre o milho plantado mais tarde, sujeito a perdas em caso de tempo seco em fases importantes da cultura durante o outono, acrescentou ele. "A área não está bem especificada... O pessoal está pensando não mais plantar em março... Não quer arriscar", disse ele.

A expectativa da Comigo era de que seus cooperados ampliassem em 5 por cento a área plantada com o cereal de segunda safra, para mais de 600 mil hectares, cerca de metade do total plantado na safrinha no Estado.

Mas o próprio Chavaglia disse não esperar "muito aumento". O milho safrinha é semeado logo após a colheita de soja. Algumas áreas já estão sendo plantadas, com a retirada mais acelerada da oleaginosa do campo após a seca.

Compartilhe

Comente: Plantio de milho: 2ª safra ainda está em aberto em Goiás, diz Comigo