O segredo de motivar equipes – parte II

Tiago Martins explica como os líderes podem levar equipes ao sucesso


A posição de um líder vem acompanhada de uma série de desafios. O líder passa a ser o centro das atenções em momentos de crise e deve levar a equipe a dar a volta por cima. O líder possui uma visão além da situação apresentada por um problema. Toda crise é uma oportunidade, e o líder deve aprender a ver soluções fora do convencional.
   
Existem três tipos de liderança: estratégica, gerencial e visionária. A liderança estratégica é a tomada de decisões voluntárias e concentra-se tanto no presente quanto no futuro, ressaltando que, influenciar funcionários a tomar, voluntariamente, decisões que ajudem a organização são o aspecto mais importante dessa liderança. A gerencial adota atitudes impessoais e passivas em relação às metas, baseando na origem das organizações e estão intimamente ligadas à história e à cultura da organização. E ressalta ainda que, líderes gerenciais observam muito o passado, e influenciam somente as atitudes e decisões daqueles que com eles trabalham, enquanto que a liderança visionária é a mais utilizada pelas organizações.

A liderança gerencial exige autoridade para influenciar o pensamento e as atitudes das pessoas, que apresentam características peculiares. Portanto, diante dos tipos de liderança, o líder estratégico, provavelmente, criará mais valor que a combinação de um líder visionário ou de um gerencial.
   
O conceito de liderança envolve, em suas definições mais usuais, três elementos: influência, grupo e objetivo. Os líderes tratariam de influenciar, induzir e impactar o comportamento de outros processos que se dão em um contexto grupal e o objetivo é o elemento que envolve a ideia de direção.


A característica fundamental da liderança seria promover valores que forneçam significados partilhados sobre a natureza da organização. A liderança sempre teve maior atenção de pessoas pensantes que ressaltam a importância dos líderes serem espirituosos, pois neste cenário que a cada dia se torna mais turbulento, no que diz respeito à espiritualidade desponta como um caminho para uma relação mais saudável entre os funcionários e as empresas em que atuam, considerando o trabalho como parte de um processo que transcende os aspectos materiais e contempla também as dimensões psíquicas, sociais e espirituais.

Para se obter uma perspectiva, o líder não pode ser unilateral vendo somente um lado do problema, pois assim terá dificuldades. É importante aprender a ver diversas perspectivas da situação diante de um cliente, funcionário ou fornecedor.  Para obtenção de um aprendizado, é preciso que o líder entenda que mesmo que seu conhecimento seja suficiente para a situação atual, manter-se em constante aprendizado para conseguir superar a concorrência, estimulará a equipe. Assim, a verdadeira liderança se manifesta quando os seguidores decidem acreditar em seus líderes.

Quando uma pessoa tende a influenciar outra, quem se propõe a seguir empenha-se em uma avaliação ao mesmo tempo consciente e inconsciente do provável líder. Se o líder almeja um desempenho criativo de sua equipe, deverá criar um ambiente aberto à participação. Esta abertura pressupõe um foco nos objetivos e não nas normas. Neste ambiente aberto, todos têm sua importância, suas opiniões são válidas.

Os líderes investem na formação de boas equipes, na obtenção dos recursos necessários, e na criação do clima organizacional adequado. Eles não têm medo de que alguns dos seus integrantes possam ocupar seu lugar: pelo contrário, eles estão constantemente formando um ou dois substitutos, porque sabem que um verdadeiro líder sempre tem grandes oportunidades de ser movido para desafios maiores nas organizações.

Pense nisto lideres! Um forte abraço Tiago Martins.

www.tiagomartinssilva.com.br

Compartilhe

Comente: O segredo de motivar equipes – parte II