O mercado de grãos e os impactos para a economia brasileira em 2020 serão temas de debate na Faeg

Voltado aos produtores rurais, técnicos, estudantes e autoridades ligadas ao setor agropecuário, e em específico ao setor agrícola, ele tem como objetivo levar informações para os produtores para uma melhor tomada de decisão, plantio e comercialização de suas atividades


Na próxima segunda-feira, 16, o Sistema Faeg Senar/Ifag, Sindicatos Rurais e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) realizarão o Seminário “Perspectivas para o Setor Agrícola 2020 - Gestão e Mercado”, das 08h30 às 17h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), localizado no Setor Sul, em Goiânia.
 
Voltado aos produtores rurais, técnicos, estudantes e autoridades ligadas ao setor agropecuário, e em específico ao setor agrícola, ele tem como objetivo levar informações para os produtores para uma melhor tomada de decisão, plantio e comercialização de suas atividades.
 
“Mesmo com o destaque para o recorde de produção de grãos 2018/2019, a próxima safra trará como novidade o desafio da gestão visto os vários riscos que se apresentam como os climáticos e os de mercado,” explica o analista técnico do Ifag, Leonardo Machado.
 
Para ele, as condições da economia mundial, somado às questões internas do país, políticas e econômicas, e os fatores de oferta e demanda das próprias atividades agropecuárias exigirão dos produtores grandes esforços para o gerenciamento da comercialização e tomada de decisão mais assertiva. 
 
O diretor executivo do Ifag, Edson Alves Novaes ressalta que dentro da programação serão apresentadas as ferramentas de gestão e risco, além das perspectivas de grãos do mercado de soja e milho 2020. “Também serão apresentados os resultados de 60 fazendas de Silvânia e Itaberaí que recebem assistência técnica e gerencial do Senar Goiás e contam com o apoio do Ifag,” ressalta.
 
Confira abaixo a programação:
 
8h30 - Inscrições
9h30 - Abertura
10h - Ferramentas para Gestão de Risco – Resultados da Assistência Técnica e Gerencial no Setor Agrícola - Cenário Macroeconômico 2020 - Fernando Borges Fernandes - Coordenador Técnico do Ifag
11h - Mesa Redonda - Mediador: Dirceu Borges - Superintendente do Senar Goiás
12h - Almoço
14h - Painel Perspectiva para o Mercado de Grãos - Ênio Fernandes - Consultor Terra Agronegócios
15h30 - Os Novos Acordos Comerciais e Seus Impactos para a Economia Brasileira em 2020 - Marcos Prado Troyjo- Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia
16h30 – Mesa Redonda - Mediador: Renato Conchon - Coordenador Econômico SUT - Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
17h - Encerramento
 
Confira o currículo dos palestrantes:
Fernando Borges: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília, especialização em Gestão Financeira e Controladoria pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag). Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em administração rural, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, avaliação de sistemas agrícolas, sistemas de informação e economia. 
 
Ênio Fernandes: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela FESURV-ESUCARV. É especialista em Nutrição Mineral de Plantas, MBA em Agronegócios pela FESURV-FESIA. Suas experiências profissionais são como professor executivo da Fundação Getúlio Vargas, consultor de Mercado e Gestão de Risco em Mercado de Commodities (Milho/Soja) atuando na produção de grãos desde 1994. Palestrante.
 
Marcos Troyjo: Possui graduação em ciência política e economia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em sociologia das relações internacionais pela USP e diplomata pelo Instituto Rio Branco. É integrante do Conselho Consultivo do Fórum Econômico Mundial, diretor do BRICLab da Universidade Columbia, pesquisador do Centre d´Études sur l´Actuel et le Quotidien (CEAQ) da Universidade Paris-Descartes (Sorbonne), fundador do Centro de Diplomacia Empresarial e conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Atualmente é secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do Ministério da Fazenda. 
 
Serviço:
Pauta: O mercado de grãos e os impactos para a economia brasileira em 2020 serão tema de debate na Faeg
Data: 16 de setembro (segunda-feira)
Horário: 08h30 às 17h
Local: Auditório da Faeg (Rua 87, nº 708, Setor Sul)
Inscrições gratuitas: https://ev.congressy.com/pespectivas-para-o-agro-mercado-soja-e-milho-2020/

Compartilhe

Comente: O mercado de grãos e os impactos para a economia brasileira em 2020 serão temas de debate na Faeg