Mercado de academias não para de crescer em Rio Verde

Tendência é de que o número de praticantes de exercícios físicos aumente cada vez mais


De 2007 para 2010, de acordo com dados oficiais, o número de academias no Brasil dobrou, chegando a 15.551 estabelecimentos, deixando o País atrás apenas dos Estados Unidos. Com faturamento de US$ 1,1 bilhão no último ano, a perspectiva da associação é de que o setor continue em crescimento, impulsionado pela ascensão das classes econômicas C e D.

Em Rio Verde, o cenário não é diferente. A cada dia que passa, novas empresas do ramo surgem, enquanto outras, já consolidadas no mercado, buscam expandir sua carteira de clientes. A cidade, que vinte anos atrás contava com apenas duas opções, já possui, neste ano de 2012, mais de duas dezenas de estabelecimentos especializados em algum tipo de atividade física. As academias se espalham por quase todas as regiões da cidade, desde o Bairro popular até o Jardim Presidente, passando por Centro, Residencial Veneza e Vila Amália. Os preços variam de R$ 40 a R$ 300.

Entretanto, o número de rio-verdenses que pratica atividades físicas regularmente ainda é pequeno, o que mostra o quanto é grande o potencial de crescimento deste mercado. Estimativas realizadas pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA), entidade internacional do setor, mostram que menos de 10% dos brasileiros fogem do sedentarismo com a prática de alguma atividade física.

De olho neste filão que não para de crescer, novos empreendimentos têm chegado à cidade, trazendo inovações. Um destes novos estabelecimentos, situado no Setor Morada do Sol, é a academia Lifeclub. De acordo com o sócio-proprietário, o médico Ubyratan Gonzaga Coelho, a academia, que tem pouco mais de um mês de funcionamento, já conta com mais de 600 alunos inscritos. De acordo com Coelho, ele e seu sócio fizeram uma estimativa de captação de 200 alunos no período, e ficaram surpresos com a grande receptividade que a academia teve em pouco tempo.

Para o médico, a mídia em geral tem sido grande divulgadora dos benefícios da prática de exercícios físicos: “Hoje em dia programas de grande apelo popular como o Fantástico, por exemplo, dão grande espaço para temas como sedentarismo e dietas. Isso faz com que o público de todas as idades perceba que praticar alguma atividade é fundamental para uma vida saudável”.

Perguntado sobre a situação do mercado, o empresário é taxativo: “As academias vieram para ficar. Entretanto, ainda enfrentamos um grande desafio, que é conseguir a aderência dos alunos. Para isso, investimos em atendimento. Nosso diferencial é oferecer aos nossos clientes algo além de sua expectativa. Mas sabemos da importância do investimento em estrutura. Por isso, imediatamente após a nossa inauguração, já começamos a discutir um futuro plano de expansão. Nossa ideia é nos consolidarmos como uma marca forte e que veio, definitivamente, para ficar”, explica.

Ainda de acordo com o proprietário, a tendência é de que aconteça cada vez mais a entrada de grandes redes no interior do Brasil: “Acredito que quem mais vai sofrer com isso sejam as academias de bairro. As grandes redes já começaram a mirar seus olhos para o interior do Brasil, e Rio verde, por seu potencial econômico, em breve deve ganhar algum novo empreendimento. Felizmente, o filão ainda é muito grande. Há muita gente a ser conquistada, finaliza”.

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