Melhores faculdades de Tecnologia da Informação – 10 instituições!

Quais são as melhores faculdades de Tecnologia da Informação do Brasil atualmente?


Quais são as melhores faculdades de Tecnologia da Informação do Brasil atualmente? Em quais instituições podemos aprender um pouco mais da área de TI? Quais são as instituições que oferecem curso de programação? Além de programação, quais são os cursos mais interessantes da área de TI? Quanto ganha um profissional que trabalha em uma empresa de TI?

Trabalhar com Tecnologia da Informação deixou de ser algo olhado com maus olhos. E já foi? Na realidade sim. Antigamente, era considerado algo destinado somente aos “nerds da computação”, enxergados como verdadeiros reclusos sociais e que só eram bons naquilo porque se escondiam.

Isso sempre foi mentira, porém, com o tempo se mostrou uma mentira ainda maior. A tecnologia da informação nos dias atuais é o local onde as maiores mentes do século e do desenvolvimento tecnológico se encontram: engenheiros, gestores e programadores criam e recriam softwares, hardwares e vários outros sistemas que aceleram e muito o nosso cotidiano, ou você acha que quem criou o robozinho aspirador de pó foi um advogado?

No conteúdo de hoje, além de citar quais são as melhores faculdades de Tecnologia da Informação de nosso país, também vamos abordar sobre as principais áreas de atuação em que esse profissional poderá trabalhar. Portanto, se você sonha em trabalhar com TI, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

4 principais áreas de atuação de TI

Como mencionado acima, são muitas as áreas em que alguém pode se especializar como profissional de TI. Tem-se em mente como profissional de TI aquele que fica dentro da empresa cuidando dos detalhes da marca, mas, esse é o Gestor de TI, apenas uma das principais profissões da área. Abaixo citamos 4 delas:

Gestão de TI

Este é justamente o que estávamos falando no parágrafo anterior. Ele cuida do cotidiano empresarial, estando sempre presente quando algum problema – físico ou online – acontece com a rede da empresa. Além disso, é o responsável por cuidar do armazenamento minucioso de dados da empresa.

Engenharia da computação

A engenharia da computação, como o nome já indica, é o local onde os “mão na massa” estão. Aqui, trabalham aqueles que estruturam redes de computadores e realizam reparos físicos quando necessário. São contratados sempre que uma empresa precisa de novos computadores ou reparos em muitas unidades, ou seja, especialistas em montagem.

Sistemas da Informação

A galera que trabalha com Sistemas da Informação, geralmente, também se dá muito bem com matemática. São aqueles que analisam e quantificam dados em sistemas organizados, além de construir grandes blocos de dados, podendo inclusive trabalhar com o desenvolvimento de jogos para PC, mobile ou console.

Programação

Por fim, entre as 4 principais áreas de atuação, temos a programação. Profissionais programadores geralmente são os mais conhecidos por quem deseja entrar no mundo de TI e está fascinado pela chance de ganhar bastante dinheiro, afinal, é isso que esses profissionais fazem: enchem o bolso de dinheiro.

Alguns podem estar lendo nosso conteúdo e dizendo o contrário, mas dificilmente você encontrará um programador com mais de 5 anos de experiência ganhando menos de R$10.000,00. Estes programam sites e sistemas, além de softwares, para que tudo ocorra de forma correta enquanto o usuário determina as ações desejadas.

Trabalhar com programação, inclusive, é a chance de muitos de se mudarem para o exterior. Para se ter uma breve noção, a Irlanda está “importando programadores”, estrangeiros que desejam trabalhar na área e que saibam falar inglês, pagando salários astronômicos e oferecendo a chance de ganhar um visto permanente como cidadão irlandês.

Melhores faculdades de Tecnologia da Informação do Brasil

E afinal, quais são as melhores faculdades de Tecnologia da Informação de nosso país? Bem, são muitas as instituições que oferecem ao menos um dos 4 cursos que mencionamos acima. Além disso, outras oferecem cursos menores de linguagens específicas para programadores.

De qualquer forma, abaixo deixamos uma pequena lista com aquelas que são consideradas as principais instituições da área:

  • UniCesumar;

  • Uniasselvi;

  • Uninter;

  • UniBF;

  • UniFCV;

  • Estácio;

  • Uninove;

  • Cruzeiro do Sul;

  • UNIP;

Notou algo em comum entre elas? Apesar de algumas possuírem cursos presenciais ou híbridos (majoritariamente à distância, mas ainda com alguns encontros presencias), a grande maioria das instituições acima mencionadas são EaD, ou seja, fornecem cursos no método de educação à distância.

Dessa forma, é possível concluir o curso de maneira mais rápida, visto que a grande maioria dos cursos é composto por aulas gravadas, por mais que alguns ainda sejam online e ao vivo. Portanto, é possível, por exemplo, formar-se em apenas um ano de curso e já começar a atuar.

Qual dessas instituições é a melhor?

E qual dessas instituições é a melhor? De acordo com o site QueroBolsa, a lista acima está organizado por ordem de aprovação, ou seja, a primeira é a com maior aprovação, e a última com menor aprovação da lista. Seguindo essa lógica, a melhor faculdade de TI do Brasil é a UniCesumar. Até a próxima!

Compartilhe

Comente: Melhores faculdades de Tecnologia da Informação – 10 instituições!