Médico pede demissão no meio de plantão e diz em vídeo não ter condições de trabalho

Em vídeo, profissional, que não teve nome revelado, afirma que saúde básica do município 'é péssima'. Secretaria de Saúde diz que ele foi afastado por mau atendimento. Pediatra rebate acusações.


Um médico pediu demissão durante o trabalho em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Helena de Goiás, região sudoeste do estado. Imagens feitas por pacientes na sala de espera mostram quando o profissional, que não teve o nome divulgado, anuncia a decisão motivada por falta de condições de trabalho e deixa o plantão (veja vídeo).

A Secretaria de Saúde de Santa Helena de Goiás afirmou que o médico, na verdade, foi afastado após denúncias da população de mau atendimento.

No vídeo, o médico diz que está deixando o atendimento porque o município não oferece uma estrutura mínima e crítica a administração municipal.

"Então eu peço desculpa a vocês, estou abandonando, estou retirando, infelizmente na metade do plantão. Por que? Porque não tem condição. A saúde básica do município é péssima", afirma.

O profissional relata que equipamentos necessários para realizar seu trabalho não funcionam. "Nós estamos há três semanas como raio-x quebrado. E eles acham que nós somos o culpado de não fornecer o que o paciente precisa".

Em seguida, ele reclama também da falta de profissionais.

"As mães que vêm aqui, todas elas estão falando 'não tem médico, não tem médico'. Alguém aqui pode discordar de mim, que não tem médico no posto de saúde? Pois a Secretaria de Saúde acabou de dizer que não tem médico".

Afastamento
A secretária de Saúde de Santa Helena de Goiás, Letícia Rosa e Silva disse à TV Anhanguera que, na verdade, o médico foi afastado por conta de denúncias de mau atendimento.

"Isso eu fiz em razão de várias denúncias que nós tivemos. Várias mães nos procuraram para fazer denúncias do mau atendimento deste médico. Falavam do mau atendimento com relação à criança, porque ele é um médico pediatra, e as mães esperavam atendimento mais humanizado", afirmou.

Ela destaca ainda que o caso está sendo investigado e que até ele ser finalizado, o profissional não trabalhará na UPA.

"Nós vamos instaurar um processo administrativo para que seja apurado os fatos, mas no plantão de hoje e nos demais que vem aí até a gente concluir ele não vai prestar o atendimento aqui na UPA", salienta.

Sobre o atendimento, ela afirmou que houve, de fato, um problema no aparelho de raio-x e que os pacientes foram encaminhados a outras unidades, mas que o aparelho já voltou a funcionar.

Ela afirma que na UPA da cidade trabalham quatro médicos, que atendem cerca de 180 pessoas por dia.

Médico questiona
O médico, porém, afirmou à TV Anhanguera que foi suspenso, mas que não aceitou a determinação e se demitiu. Ele ponderou ainda que não há provas de que teria realizado um mau atendimento.

Por fim, ele reafirmou que não há condições de trabalho na Saúde do município porque faltam pediatras e os que estão lá ficam sobrecarregados. 

G1

Vídeo

Compartilhe

Comente: Médico pede demissão no meio de plantão e diz em vídeo não ter condições de trabalho