Lixo hospitalar é encontrado em caçamba de entulho

No local, havia bolsas de soro, luvas, seringas e material sujo de sangue. Secretaria de Meio Ambiente investiga descarte irregular de resíduos


Uma grande quantidade de lixo hospitalar foi encontrada em uma caçamba de entulho, em Rio Verde, na região sudoeste de Goiás. Entre os materiais, inclusive, havia uma bolsa de soro que estava com o nome do paciente e a data de internação escritos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável por fiscalizar o lixo jogado na rua, informou que está investigando a situação.

O descarte irregular de material hospitalar foi constatado pelo comerciante Pedro Vicente de Paula, que mora próximo ao local onde o lixo foi encontrado, no último dia 3. Na caçamba, havia luvas, seringas, bolsas de medicamentos injetáveis e gazes sujas de sangue. Ele afirmou que essa não é a primeira vez que isso acontece.

A secretaria não sabe ainda de onde veio o material e quem o jogou. No entanto, a caçamba fica a cerca de 50 metros da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, de onde se acredita que seja o lixo. Uma das evidências é o nome que estava escrito na etiqueta de uma das bolsas de medicamento, que é de um paciente internado no local no dia 1º de junho, como foi confirmado pela unidade de saúde.

A Vigilância Sanitária de Rio Verde ficou surpresa com a quantidade de material hospitalar encontrada. No entanto, os agentes não vão autuar ninguém, porque eles fiscalizam apenas a parte interna dos hospitais.A direção da UPA afirmou, em nota, que vai apurar o que aconteceu. A instituição entende que foi um ato criminoso para denegrir a imagem da unidade e da secretaria de saúde. Além disso, segundo a direção, o hospital tem local adequado para o armazenamento de lixo.

De acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse tipo de resíduo deve ser disposto em sacos plásticos da cor branca, identificados como lixo hospitalar. Caminhões específicos devem ser usados para esse tipo de coleta. Por lei, todo resíduo de saúde de clínicas, hospitais e postos de saúde deve ser incinerado ou passar por um processo de desinfecção antes de ser descartado no aterro sanitário.

Fonte: G1

Compartilhe

Comente: Lixo hospitalar é encontrado em caçamba de entulho