Inovação na forma de atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde

O recurso aplicado foi de R$ 102 mil reais para aquisição dos equipamentos de coletas de dados de saúde familiar, possibilitando a compra de 100 unidades


Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) serão contemplados com dispositivos de coletas de dados de saúde familiar, que visam armazenar as informações de produção de cada ACS para envio ao Ministério da Saúde. Tal medida simplificará o processo de registro de dados, pois as informações serão inseridas diretamente no aplicativo do Ministério da Saúde, não sendo mais necessário o preenchimento das fichas impressas para posterior lançamento no sistema.
 
Os ACS receberão treinamento e capacitação para manuseio do dispositivo, realizando normalmente suas visitas domiciliares, efetuando o cadastro da situação das famílias do ponto de vista da saúde e analisando também o quesito saneamento básico deste domicílio. Estes dados serão exportados ao Sistema da Atenção Básica Municipal, sendo de responsabilidade deste sistema o envio ao Ministério da Saúde.
 
Tratando-se das especificações técnicas, o Ministério da Saúde disponibiliza “datasheet” para utilização do aplicativo coletor dos dados da saúde familiar. Estas recomendações técnicas do Ministério, serviram de parâmetro mínimo para a aquisição dos equipamentos e buscam garantir bom desempenho na utilização deste aplicativo, este que é a única função disponível dos dispositivos adquiridos.
 
O investimento na forma de atendimento dos agentes comunitários se fez necessário, pois, estes profissionais ajudam na elaboração, implantação e avaliação dos planos de ação local de saúde, orientando e acompanhando as famílias. Atuando também na prevenção e no combate de doenças epidemiológicas, tais como: Dengue, Zika e Chikungunya.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Inovação na forma de atendimento dos Agentes Comunitários de Saúde