IF Goiano oferecerá mais um mestrado

Campus de Rio Verde oferecerá Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAq) em nível de mestrado


Acaba de ser aprovado pela CAPES/MEC o Programa de Pós-Graduação em Agroquímica (PPGAq), em nível de mestrado acadêmico, do Câmpus Rio Verde. O curso tem por objetivo oferecer aos profissionais ligados às áreas de Agrárias, Química, Ciências Biológicas e correlatas, uma aprendizagem de alto nível, possibilitando a formação de pesquisadores e docentes profissionais capacitados para atuarem em várias áreas.

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Rio Verde, o professor Alan Carlos Costa informa que a comissão que elaborou a proposta de implantação do curso foi presidida pelo professor Fabiano Guimarães Silva, atual pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano. “A ideia de criação de um Programa de Pós-Graduação na área de química foi levada, em 2010, até a DPPG pelos docentes Cássia Cristina Fernandes Alves e Celso Belisário, professores do curso de graduação em Química, e é um dos belos exemplos de verticalização do ensino no IF Goiano. A partir de 2013, o estudante poderá ingressar no curso Técnico em Química, posteriormente cursar também a graduação em Química e concluir seu mestrado em Agroquímica, neste mesmo Câmpus. Esta verticalização também é benéfica, pois otimiza recursos coma a aquisição de equipamentos, construção de laboratórios e contratação de recursos humanos, principalmente docentes, que atenderão os diferentes níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação)”, ressalta o diretor.

O pró-reitor Fabiano Guimarães Silva faz questão de registrar seus cumprimentos a várias pessoas que tiveram atuação decisiva para esta conquista: “Parabéns a todos docentes envolvidos na elaboração da proposta, à direção-geral do Câmpus Rio Verde, na pessoa do Prof. Anísio, ao Câmpus Iporá, na pessoa do Prof. José Junio Rodrigues, à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na pessoa do Prof. Alan Costa, à Pró-Reitoria de Ensino, na pessoa do Prof. Virgílio, e à Reitoria, brilhantemente comandada pelo Prof. Vicente Pereira de Almeida, que concedeu apoio irrestrito à concretização deste sonho dos docentes e discentes.”

Sobre o curso
O terceiro mestrado do Câmpus Rio Verde – os outros dois são em Ciências Agrárias e Zootecnia – possui como área de concentração a Agroquímica. Ela envolve o desenvolvimento e a aplicação de metodologias e técnicas para o estudo do potencial de substâncias de origem natural ou sintética, de importância econômica para a agricultura, o meio ambiente e o homem. Envolve ainda o estudo de problemas ambientais no Cerrado associados à poluição e à contaminação por substâncias químicas de origens diversas. Estes estudos estarão divididos em duas linhas de pesquisa, a saber:

- Agroquímica Orgânica – Produtos Naturais e fontes energéticas no Cerrado: objetiva desenvolver projetos de pesquisas de forma interdisciplinar entre as áreas de Química de Produtos Naturais e Ciências Agrárias, visando isolar, purificar e caracterizar metabólitos extraídos da biomassa e de plantas do Cerrado, inclusive com potencial para a produção de combustíveis renováveis. Avaliar atividade biológica de extratos e/ou metabólitos extraídos destas plantas. Avaliar o efeito do manejo fitotécnico sobre as características dos metabólitos produzidos por estas plantas.

- Agroquímica Ambiental – Impactos e biorremediação de Xenobióticos: objetiva desenvolver pesquisas, processos ou produtos para aplicações ambientais, como a biorremediação e o biomonitoramento de contaminantes como pesticidas, hidrocarbonetos entre outros, além de avaliar o efeito de xenobióticos em plantas e microrganismos no Cerrado.

Quantidade de vagas e critério para obtenção do título de mestre em agroquímica
Para a conclusão deste curso e a obtenção do título, o estudante, além de desenvolver a dissertação, terá que cursar 24 créditos em disciplinas relacionadas às linhas de pesquisa mencionadas acima. Como disciplinas obrigatórias, além das disciplinas Dissertação, Inglês Instrumental, Seminário I, II e III, Estágio de docência, que não contam nos 24 créditos, o estudante deverá cursar, no mínimo, uma disciplina de Química Orgânica Avançada ou Química Analítica Avançada ou Química Inorgânica Avançada e, ainda, mais 20 créditos em disciplinas de sua área de concentração.

A periodicidade de seleção será semestral, com aproximadamente 15 vagas por seleção. O edital de seleção, para entrada em 2013, será publicado brevemente.

Corpo Docente

O corpo docente do PPGAq é formado pelos seguintes professores: Alan Carlos Costa, Osvaldo Resende, Marisa Domingos (Instituto de Botânica de São Paulo), Cristiane de Melo Cazal (Câmpus Iporá), Ana Helena Januario (UNIFRAN), Adriano Jakelaitis, Carlos Frederico de Souza Castro, Elaine Alves de Faria (Câmpus Ceres), Fabiano Guimarães Silva, Sandra Zago Falone, Edson Luiz Souchie, Cássia Cristina Fernandes Alves, Adriane da Silveira Gomes (Câmpus Iporá). Além destes docentes, contribuíram para a aprovação deste curso, os docentes Celso Belisário (coordenador da graduação em Química), Rômulo Davi e Rodrigo Braghiroli, que em breve integrarão o corpo docente do referido mestrado.

Assessoria de Comunicação Social – IF Goiano Rio Verde

Compartilhe

Comente: IF Goiano oferecerá mais um mestrado