HURSO faz alerta sobre vacinação de adultos

Segundo Ministério da Saúde, índice está abaixo do esperado


O Calendário da Vacinação é uma grande preocupação para a maioria das famílias. Manter as vacinas das crianças em dia é muito importante, mas a vacinação dos adultos acaba ficando de lado.

No final do ano passado, o Ministério da Saúde (MS) divulgou que todas as vacinas recomendadas para pessoas de 20 a 59 anos estão abaixo do ideal. No último surto de febre amarela no País, a maioria das pessoas não sabiam sequer se já havia tomado a vacina ou não. Independentemente da idade, a cobertura vacinal é essencial e precisa ser levada a sério.

O que acontece se eu não me vacinar?
Um adulto com a vacinação atrasada corre riscos de desenvolver formas mais agressivas das doenças. O sarampo e a catapora são exemplos de enfermidades que, sem a vacinação correta, podem ter sintomas mais intensos e difíceis de serem tratados.

Além disso, engana-se quem pensa que tomar vacina é apenas para a própria imunização. No caso da coqueluche, doença infecciosa aguda, ela atinge principalmente bebês, mas quem transmite são os adultos. Estar com a caderneta de vacinação desatualizada pode te tornar um vetor de transmissão.

Quais vacinas devo tomar?
O Ministério da Saúde recomenda hoje quatro vacinas para adultos entre 20 e 59 anos:
- Hepatite B - Três doses, de acordo com a situação vacinal
- Febre Amarela - Uma dose se nunca tiver sido vacinado
- Tríplice Viral – Se nunca vacinado, são duas doses para quem tem 20 a 29
anos e uma dose para 30 a 49 anos
- Dupla adulto (DT) – Reforço a cada 10 anos

Alguns grupos de adultos têm necessidades especiais em termos de imunização. Pessoas com asma devem se vacinar contra a pneumonia, por exemplo. Da mesma forma, no caso de diabéticos, imunodeficientes, pessoas em tratamento contra o câncer, que removeram alguma parte do corpo ou com outras disfunções, são candidatas a imunizantes específicos e é importante estar atento ao Calendário de Vacinação de 2019.

Ascom - Hurso

Compartilhe

Comente: HURSO faz alerta sobre vacinação de adultos