Hospitais do Estado passarão por novo chamamento público para OSs

Dois deles passaram para uma OSs em regime de emergência desde que a última rescindiu o contrato alegando atrasos recorrentes e déficits constantes


O secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, anunciou recentemente que três grandes hospitais do Estado que são geridos por Organizações Sociais (OSs) terão novos chamamentos públicos nos próximos meses, passando para novas mãos. Dois desses hospitais passaram para uma OSs em regime de emergência desde que a última rescindiu o contrato alegando atrasos recorrentes e déficits constantes.

Os hospitais mencionados pelo secretário são o Hospital de Urgências de Anápolis (Huana), Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). O Hugo, que é gerido pela OS Instituto Haver, era anteriormente mantidas pelo Instituto Gerir. Entretanto, a OS pediu a rescisão do contrato com o Estado em novembro do ano passado em razão dos atrasos no pagamento.

A um jornal local, o secretário informou que está auditando os contratos da pasta desde o início da gestão, além de fiscalizar o cumprimento de protocolos e metas pré-estabelecidas. O secretário disse ainda que houve a tentativa de renovar o contrato com a OS que geria o Huana. Entretanto, segundo ele, a entidade declinou em relação à continuação com o que foi proposto em termos de redução de valores e de ampliação de metas.

A insatisfação com a gestão dos hospitais goianos, tanto por parte das Organizações Sociais (OS’s) que gerem as unidades quanto por parte do Estado, foi o que provocou a adoção de medidas radicais em novembro do ano passado. Dois grandes hospitais de Goiás, o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), vão trocar, ainda este mês de novembro, suas gestões, firmando contratos de caráter emergencial com novas OS’s.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o Hugo, que era dirigida pelo Instituto Gerir, passou para a OS Instituto Haver, até que o novo chamamento público para a unidade seja concluído.

Compartilhe

Comente: Hospitais do Estado passarão por novo chamamento público para OSs