Grande movimento no Dia de Finados

Cemitérios São Sebastião e São Miguel receberam milhares de pessoas no último dia 2 de novembro


Em Rio Verde, o movimento nos dois cemitérios, São Miguel e São Sebastião, foi intenso desde o início da manhã. Crianças, jovens e adultos aproveitaram o tempo fresco para deixar mensagens a quem já se foi. A aposentada Célia do Carmo Nunes, viúva há mais de dez anos, fez questão de deixar uma lembrança ao marido. “Estive aqui ontem para fazer a limpeza do túmulo e deixar algumas flores. Hoje, voltei para fazer orações e aproveitei para rezar por outros conhecidos que também já se foram”, ressaltou.
 
Já o representante comercial Luiz Pereira de Resende, que esteve presente com a esposa e os filhos para homenagear os pais que estão sepultados do cemitério São Miguel, falou da importância da data. “Sempre rezo pela alma deles, mas o dia de hoje é especial por ser uma data específica de lembranças. Faço questão de mentalizar somente pensamentos positivos e repasso isso aos meus dois filhos. Traz um certo conforto ao coração. Comemora-se tantas coisas durante o ano, e porque não também homenagear os que já se foram”, comentou.
 
O dia de finados é também uma oportunidade de negócio para vendedores ambulantes que comercializam, na porta de ambos os cemitérios municipais, flores e velas, por exemplo. Para Everton Silva de Lima, que se cadastrou para trabalhar nas proximidades do cemitério São Miguel, o dia de hoje significa muito para ele e a família. “Eu consigo um bom incremento de renda trabalhando no dia de hoje. Quem deixou para comprar as flores, em homenagem aos falecidos, na última hora consegue adquirir um exemplar logo que chega ao cemitério”, explicou.
 
Para proporcionar conforto a quem vai aos dois cemitérios no dia de finados, a prefeitura de Rio Verde, através da Secretaria de Ação Urbana, realizou um grande mutirão para renovar a jardinagem e realizar reparos em diversos locais das duas grandes áreas. Equipes da Secretaria intensificaram os trabalhos para o plantio de grama nos canteiros, bem como de flores para renovar a paisagem. Além disso, foi feita a pintura das calçadas e limpeza dos túmulos de uma maneira geral.
 
Sobre a data
O culto aos mortos remonta à Antiguidade Clássica, quando era celebrado com o cerimonial da vegetação. Hipócrates afirmou que os espíritos dos defuntos "fazem germinar e crescer as sementes". Os hindus comemoram os mortos em plena fase da colheita, como a festa principal do período. Já entre outras tribos, o falecimento de um ente era saudado com alegria, em face da significação da morte como uma libertação venturosa.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde. Foto: Cairo Fagundes

Compartilhe

Comente: Grande movimento no Dia de Finados