Goiás registra mais de 25 mil casos de dengue em 2019

De acordo com SES-GO, número pode aumentar com a atualização de dados. Suspeita-se de 19 mortes da doença


Em Goiás foram registrados 25.509 casos de dengue somente no ano de 2019. Os dados são da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). De acordo com o Boletim Semanal de Dengue, as cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis concentram os maiores números de casos.

Já os maiores coeficientes de incidência de dengue (número de casos por 100 mil habitantes), foram registrados nas cidades de Ouvidor, São João da Paraúna e Três Ranchos.

De acordo com o coordenador-geral de Combate ao Aedes, Marcello Rosa, o número ainda pode aumentar. Muitas cidades atrasaram o envio dos relatórios por causa do feriado do carnaval. Ele ressaltou também que neste ano está em circulação, com predominância, o vírus sorotipo 2. Ele causa os casos mais graves da doença.

Os dados apontam ainda que há 19 mortes suspeitas de dengue no estado. Desse total, sete foram registrados na capital e três em Posse, no nordeste de Goiás. Os outros casos aconteceram em Caldas Novas, Ceres, Formosa, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde, São Luís do Norte, Senador Canedo, Silvânia e Turvânia.

Cuidado rotineiro
Marcello afirma que os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito precisam ser tomados de forma constante. “É fundamental que locais que possam ser transformados em criadouros do mosquito Aedes aegypti sejam eliminados rotineiramente”, disse. “Toda semana é fundamental que se faça uma boa inspeção do imóvel para identificar os possíveis focos do Aedes”.

A SES-GO alerta que é preciso estar atento aos focos que podem surgir dentro de casa. É importante manter vasos sanitários e grelhas de banheiros desativados fechados. Além disso, os recipientes de degelo atrás da geladeira devem ser limpos. É recomendável também evitar baldes de limpeza com água guardada.

Marcello lembra também que a caixa d’água deve ser vedada, assim como tampas de cisternas e fossas (inclusive os suspiros podem receber tela, para evitar entrada de mosquitos). As grelhas e calhas devem ser mantidas limpas, bem como os bebedouros de animais, vasos de plantas e aparadores com areia.

Com informações de SES-GO

Compartilhe

Comente: Goiás registra mais de 25 mil casos de dengue em 2019