Goiás já notificou mais de 15 mil casos de dengue neste ano

Rio Verde está entre as cidades com maior número de casos


Boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) aponta que o estado já notificou mais de 15 mil casos de dengue neste ano. Os dados referem-se até o dia 16 de fevereiro. Ao todo, 16 mortes que teriam sido causadas pela doença são investigadas.

Apesar disso, o número de notificações é 9,3% menor que o mesmo período do ano passado.

Goiânia é a cidade com maior número de registros, com 2.546, seguida de Aparecida de Goiânia (1.638), Anápolis (960), Posse (809) e Rio Verde (426).

A capital também é a cidade com mais óbitos apurados, sendo seis no total, seguida de Posse, com três. Contabilizam um caso Caldas Novas, Morro Agudo de Goiás, Rio Verde, São Luiz do Norte, Senador Canedo, Silvania e Turvânia.

A aposentada Maria Barbosa de Lima é uma das pessoas que já contraíram a doença em 2019. Ainda se recuperando, ela afirma que faz questão de se prevenir, mas que nem todos os vizinhos têm o mesmo pensamento.

“Cuido bem da minha casa, mas eu vejo que os vizinhos não colaboram com [a resolução] do problema. [A doença] me deixou muito debilitada”, reclama.

Dengue tipo 2
De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Flúvia Amorim, o Aedes transmite até quatro tipos de dengue, sendo que o tipo 2 - considerado o mais perigoso - é o que predomina no momento.“Ele é considerado, dos quatro tipos de vírus, o que causa formas mais graves e mais mortes, principalmente entre crianças e idosos. Então essa preocupação nossa aumenta cada vez mais”, explica.

Para o infectologista Boaventura Braz, é preciso ficar atento, pois o número de incidência deste tipo da doença está crescendo de forma muito rápida.

"Na realidade, o que nós estamos assistindo é o ressurgimento da dengue tipo 2, mais grave. Tivemos uma queda nos números de 2015 e 2016. Como tem aumentado o número de casos tipo 2, nossa incidência é muito alta, a maior do país por estado", pontua.

O poder público tem intensificado o combate ao mosquito no intuito de diminuir a quantidade de criadouros. Com base em uma lei municipal de 2015, o fiscal pode multar o morador entre R$ 2 mil e R$ 15 mil em caso de reincidência.

G1

Compartilhe

Comente: Goiás já notificou mais de 15 mil casos de dengue neste ano