GCM de Rio Verde participa de Seminário Nacional

O evento reuniu cerca de 140 gestores das principais guardas municipais do país, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a situação da segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil


O comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Verde, TC Luiz Carlos, participou do “I Seminário Nacional de Guardas Municipais”, em Brasília (DF), entre os dias 11 e 13 de junho, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp.
 
O evento reuniu cerca de 140 gestores das principais guardas municipais do país, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a situação da segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil.

Entre os assuntos abordados no seminário, foi discutido sobre a capacitação dos profissionais em parceria com os Institutos Federais de Tecnologia, a reformulação da matriz curricular nacional de formação, a captação de recursos, o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp), apresentação do programa BNDES Pro-Segurança e propostas de alterações legislativas pertinentes.
 
Além disso, foi conversado sobre a inclusão das guardas municipais – incluindo a de Rio Verde – no INFOSEG, uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do Sinesp – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública.
 
De acordo com TC Luiz Carlos, as informações obtidas no seminário serão de grande importância para melhorar e implementar a guarda de Rio Verde: “retornamos com uma carga de conhecimento bastante satisfatória, para replicar e aprimorar na Guarda de nossa cidade”.

As iniciativas definidas no seminário serão materializadas por meio de documento formal entre a Senasp e os gestores presentes, que prevê ainda a instalação de um Grupo de Trabalho (GT) para condução de sugestões que se fizerem necessárias. 

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: GCM de Rio Verde participa de Seminário Nacional