GCM completa seis meses de atuação em Rio Verde

Relembre o processo de criação da força policial do município


A falta de segurança pública era um clamor da sociedade rio-verdense e, mesmo sendo uma área de atuação do governo estadual, a atual administração do município de Rio Verde - Goiás não poupou esforços para fazer a sua parte, criando a Guarda Civil Municipal - GCM.

Após todos os estudos e criação da legislação para implantar a polícia municipal na cidade, o processo de criação começou no final do ano de 2017, com a abertura das inscrições no dia 26 de dezembro. Foram disponibilizadas 120 vagas, das quais 40 já criadas e preparadas para o cadastro de reserva.

O concurso e a formação dos guardas foi divido em 4 etapas: realização das provas objetivas e de redação; avaliação médica e psicológica e curso de formação, estas realizadas com os 120 guardas aprovados, e a última etapa sendo o curso de tiro, realizado com os 80 guardas convocados de imediato.

A formatura dos 120 guardas aprovados foi realizada em 10 de dezembro de 2018, dias antes de completar um ano do processo de criação, e logo após a formatura os 80 guardas convocados já iniciaram os trabalhos nas ruas, efetivando a guarda municipal.

O primeiro mês de atuação foi em estágio operacional supervisionado, ainda sem armas de fogo, mas já atuantes no patrulhamento dos locais públicos e na integração com outras forças de segurança – como na participação da operação conjunta “Saturação”, realizada ainda em 2018, que contou com a presença de todos os órgãos de segurança do município, sendo a primeira operação com a GCM.

Já o curso de tiro, realizado pelos guardas aprovados na formação e convocados para as ruas, foi iniciado em janeiro de 2019, ministrado por agentes que já possuíam a vivência da profissão: a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia. Em abril deste ano, as armas de fogo foram entregues para os guardas, garantindo mais autonomia para a polícia municipal de Rio Verde.

O Prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, sempre reforça que este foi mais um compromisso da administração municipal cumprido com a população, fazendo de Rio Verde a cidade que mais investe em segurança pública no estado, não só criando e investindo na Guarda Municipal, mas também investindo na integração das forças de segurança do município com as demais polícias.

Hoje, Rio Verde já registra uma queda de mais de 40% em índices de criminalidade e possui uma guarda que já é referência em todo o estado e cidades do interior, que estão em fase de implantação da guarda, como a cidade de Jataí, que acompanhou de perto o processo de formação, e a cidade de Trindade, que veio conhecer a estrutura e organização da GCM para usar como modelo. A guarda também foi destaque em matéria para a TV Pop, de Petrópolis-RJ, sobre o processo de armamento em tempo recorde.

Nestes primeiros seis meses, foram contabilizadas mais de 7 mil visitas em praças, parques, polos esportivos, comércios, escolas, creches, hospitais e demais locais públicos, sem contar o patrulhamento 24 horas por toda a cidade. Mais de 430 ocorrências foram conduzidas pela GCM, além de todo o trabalho conjunto com outras forças de segurança, como apoio à AMT e Fiscalização de Posturas, e também nas operações conjuntas com as demais polícias, realizadas em média uma vez a cada mês. Após seis meses de atuação, a Guarda Civil Municipal é fundamental para uma Rio Verde mais segura.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: GCM completa seis meses de atuação em Rio Verde