Frio deve continuar até a próxima sexta-feira em Goiás

Meteorologia prevê que temperaturas baixas se repitam nas próximas semanas


O frio que surpreendeu os goianos na madrugada desta segunda-feira (21) e resultou na menor temperatura mínima do ano, registrada em Jataí, no Sul de Goiás, onde os termômetros marcaram 4,5ºC, deve continuar até a próxima sexta-feira, de acordo com a meteorologia. O frio intenso também se repetiu nos municípios de Araçu com 5°C e Rio Verde com 7°C. A região Norte de Goiânia teve mínima de 6,9°C.

A origem do frio segundo a superintendente do Instituto Estadual de Meteorologia e Tecnologias Sociais (Iemet), Rosidalva Lopes, é resultado de uma massa de ar frio de origem polar. “Este é o frio mostrando as condições do tempo que devem prevalecer no inverno. Essas frentes frias devem ser mais frequentes neste ano”, diz.

Para a madrugada desta terça-feira (22), a previsão também é de temperaturas baixas em todo o Estado, principalmente na madrugada. A superintendente do Iemet prevê, no entanto, que o frio perderá força até a próxima sexta-feira, quando o tempo deve voltar às condições mais habituais para esta época do ano em Goiás.

Até lá, devem ser registradas temperaturas mínimas mais baixas e as máximas também serão influenciadas pela massa de ar frio no Estado. Na capital, por exemplo, as máximas deverão permanecer entre 28ºC e 29ºC, abaixo dos 32°C e 34°C, comumente registrados. Os dados do Iemet mostraram que Posse, no Leste de Goiás, foi onde o frio se apresentou menos intenso, com temperatura mínima de 16,9°C.

A superintendente Iemet destaca que a sequência de dias frios deve se repetir nas próximas semanas. “Esse frio já era esperado desde a semana passada e nós teremos um vai e vem de massas de ar polar”, acrescenta Rosidalva. As temperaturas mais baixas também poderão provocar nevoeiros nos municípios de maior altitude, sobretudo nas áreas com lâminas d’água.

Para Rosidalva, a chuva que caiu no sábado (19) já era aguardada pela meteorologia. “Os últimos três ou quatro anos é que foram atípicos, mas é normal termos essas pancadas de chuva no mês de maio”. Os dados do Iemet registraram chuvas modestas, variando entre 5 milímetros e 16 milímetros. A expectativa da meteorologista é que as pancadas de chuva possam ocorrer novamente nas próximas semanas.

O Popular

Compartilhe

Comente: Frio deve continuar até a próxima sexta-feira em Goiás