Força-tarefa lançada contra a dengue

Primeiro bairro a receber esforço será Jardim Goiás


Teve início na manhã de hoje, 19, uma força-tarefa com o intuito de reduzir os casos de dengue em Rio Verde. A iniciativa é da Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A primeira ação, lançamento da campanha, ocorreu na praça Orcalino Ferreira Guimarães (praça dos skatistas), localizada no Jardim Goiás, e contou com a presença de secretários, gestores municipais, agentes de saúde e a imprensa, importante apoiadora na divulgação dessas ações.

Segundo informações do coordenador da vigilância epidemiológica de Rio Verde, Luís Brasileiro, a força-tarefa está sendo realizada de forma que envolve uma ação conjunta várias secretarias municipais no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Por exemplo, a Ação Urbana está nos auxiliando com a limpeza dos lotes. Contamos também com da Secretaria de Transportes, que nos fornece os caminhões e tratores, e assim por diante”, explicou.

Ele disse também que todos os prédios públicos de Rio Verde terão um síndico dengueiro, classificação dada a uma pessoa escolhida como a responsável por tentar identificar possíveis focos e conscientizar toda a equipe que ali trabalha. “É uma ação sugerida pela Secretaria de Estado da Saúde a qual todos os municípios devem aderir”, comentou Luís.

O primeiro bairro a receber esse reforço está sendo o Jardim Goiás, que por meio dos carros fumacê, a visita de agentes de saúde e a limpeza de lotes baldios poderá ficar livre dos Aedes aegypti (mosquito da dengue). A partir de quinta-feira, a força-tarefa segue para o Bairro Popular, que, por pelo menos mais dois ou três dias, contará com o serviço.

Secretaria de Estado da Saúde
De acordo com o assessor técnico de endemias do Estado, Jamilton de Freitas Pimenta, que esteve em Rio Verde durante toda a manhã acompanhando de perto o trabalho da força-tarefa, somente em 2013 já foram registrados 27 mil casos de dengue em Goiás. “No período chuvoso, há uma maior incidência de casos, mas durante a seca também alguns são registrados, o que é preocupante. Além disso, é preciso ressaltar que em Goiânia já tivemos um registro do vírus tipo 4, o que aumenta a preocupação”, enfatizou. Conforme ele, ainda não houve esse ano em Goiás nenhum óbito.

Compartilhe

Comente: Força-tarefa lançada contra a dengue