Filme goiano leva representatividade, aprendizado e confiança para crianças

Inspirado em histórias de quadrinhos e lembranças da infância, Capitão Tocha conta a história de Pedro, um menino negro e feliz que tem como principal passatempo criar histórias a partir de brincadeiras com seus bonecos e outros objetos ressignificados por ele.


Inspirado em histórias de quadrinhos e lembranças da infância, Capitão Tocha conta a história de Pedro, um menino negro e feliz que tem como principal passatempo criar histórias a partir de brincadeiras com seus bonecos e outros objetos ressignificados por ele.

Mas sua brincadeira se torna especial quando ele encontra um boneco de ação com características semelhantes a sua na casa de um amigo.

A história é pauta principal do ‘Cine Debate Goiás em Foco’, desta terça-feira (29), às 19h exibido pelo Google Meet.

‘Capitão Tocha’ é uma história sobre representatividade, aprendizado e autoconfiança conduzida pelo imaginário de uma criança que enxerga em seus ídolos a projeção de um verdadeiro herói.

A ideia surgiu de uma forma descontraída quando o diretor e roteirista do filme, Matheus Amorim assistia um filme infantil de fantasia. “Ao término do filme, um deles (dos amigos) vira para mim e diz que aquela obra se parecia muito com os filmes que eu e minha produtora costumávamos fazer no início da carreira.

Então as palavras do meu amigo me serviram para despertar novamente o interesse em realizar um filme com essa temática”, conta Matheus.

O diretor conta que a proposta fílmica se deu primeiramente por reconhecer a necessidade de demonstrar como a história de um menino de 10 anos em suas relações familiares e em seu modo de ver o mundo e construí-lo por meio do ato de brincar, pode ser uma relação paradigmática possível para que outras crianças e adultos façam um exercício de reflexão sobre o estar e agir em seus próprios mundos.

Amorim explica que começou a imaginar um filme onde uma criança de 10 anos cria histórias a partir de brincadeiras com seus bonecos e que quando encontra um boneco especial com características parecidas a sua, se sente representado e determinado a ser um herói.

“E para isso, era preciso que o filme não só mostrasse o personagem brincando, como também mostrasse o universo da brincadeira imaginado por ele”.

Para tanto, foi necessário bastante pesquisa e uma equipe qualificada, que trouxesse o realismo e organicidade dos cenários e objetos, o espírito de aventura por meio da iluminação, enquadramentos e movimentos, a fantasia do universo lúdico através do som e da trilha sonora, a agilidade e coerência da montagem e toda organização, atenção e competência para produzir e realizar o filme em épocas complicadas, sobretudo, dentro de uma pandemia.

O diretor ressalta que o ato de brincar é uma importante forma de se comunicar e reproduzir em seu cotidiano os resultados dos processos socializadores, para além do processo de aprendizagem, da reflexão, da autonomia e criatividade do personagem infantil, estabelece possibilidades de interferência direta na construção do desenvolvimento do público infantil enquanto sujeitos morais em formação na perspectiva integral e integrada.

Acessibilidade

Com o objetivo de atender o público de pessoas com deficiência auditiva, o curta ‘Capitão Tocha’tem uma versão que os contempla em duas perspectivas: a primeira com uma legenda descritivaindicando ruídos e sons relevantes para a construção da narrativa), e a segunda a partir deLIBRAS.

“Entendendo a complexidade das duas línguas e a possibilidade de uma parte do público não ter influência em uma delas, se fez necessário o uso desses três recursos de forma simultânea durante a exibição, contemplando dessa forma o público que possui dificuldades com a língua portuguesa, assim como aqueles que possuem dificuldades em LIBRAS” explica Matheus.

Para o público de pessoas com deficiência visual, a áudiodescrição é o recurso utilizado para possibilitar ao espectador receber informações sobre o cenário, figurino e expressões faciais dos atores, para auxiliar na contextualização dos diálogos. (Especial para O Hoje)

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