Fesurv pode ter curso de medicina já em 2012

Estrutura já está pronta para receber novo curso


Uma Comissão de Especialistas de Medicina do Conselho Estadual de Educação esteve em Rio Verde na quarta-feira, dia 29 de junho, para uma avaliação técnica, física e administrativa da Fesurv, para a aprovação da implantação do Curso de Medicina. A Reitoria da Universidade está confiante no parecer favorável do Conselho e garante que o curso será oferecido no próximo ano

Um antigo sonho da população rio-verdense está próximo de ser realizado. A Fesurv – Universidade de Rio Verde - poderá, já no próximo ano, oferecer o Curso de Medicina. Em 2009, a Instituição entrou com um pedido junto ao Conselho Estadual de Educação solicitando o curso. Mas, devido a problemas técnicos e burocrático, o processo foi arquivado. Todavia, em 2010, o projeto foi reformulado e a Fesurv conseguiu o desarquivamento da solicitação. Assim, todos os trâmites legais foram providenciados e o projeto Pedagógico com todas as especificações do curso já está pronto, com os currículos de docentes anexados, inclusive de profissionais da área médica com titulação de mestre e doutor.

Com todos os procedimentos agilizados, o Conselho Estadual de Educação encaminha, na próxima quarta-feira, dia 29 de junho, uma Comissão de Especialistas de Medicina para a avaliação in loco das condições físicas, técnicas e administrativas da Universidade. O reitor da Fesurv, Sebastião Lázaro (Tatão), adianta que a Instituição está em condições satisfatórias para receber o novo curso. “A Fesurv é uma instituição de respeito em todo Centro-Oeste brasileiro e estamos realizando investimentos pesando na melhoria do ensino nos cursos que já temos e sem sombra de dúvida, atendendo também algumas solicitações do Conselho Estadual para que possamos oferecer o Curso de Medicina, já no vestibular de 2012,” confirma.

A Comissão de Especialistas tem até 30 dias para emitir relatório de avaliação da Fesurv para oferecer o curso de Medicina. De posse do parecer da Comissão a Universidade encaminha ao Conselho Estadual de Educação, juntamente com o Projeto Pedagógico e demais documentos, o pedido de liberação da oferta do curso. O Conselho Estadual tem até 60 dias para dar o parecer final.

Referente às aulas práticas para o Curso, o reitor mencionou que os três hospitais de Rio Verde, Doutor Gordon, Santa Terezinha e o Hospital Municipal, possuem convênio com a Fesurv por 15 anos e todos poderão ser utilizados como Hospital Escola. “Estou bastante confiante de que nossa instituição será aprovada para a implantação do Curso de Medicina. Todos os requisitos necessários para a aprovação foram anexados ao projeto. E, além dos três hospitais com os quais possuímos convênio, temos uma carta de intenção do Hospital do Câncer, que também coloca aquela instituição à disposição da Fesurv, caso necessite,” afirmou Tatão.

Bastante otimista, a reitoria da Fesurv garante que todos as exigências da Comissão Especial, caso haja, serão atendidas de imediato. A previsão é de que no máximo, no final de setembro deste ano, o Curso já esteja aprovado. “Estamos otimistas e com a certeza de que o Conselho Estadual de Educação dará o parecer favorável à implantação do curso de Medicina,” acredita o reitor Sebastião Lázaro.

Fesurv: “patrimônio dos rio-verdenses”
A Fesurv - Universidade de Rio Verde - é uma conquista histórica do povo rio-verdense. Nos últimos anos, cresceu, consolidou-se como Universidade de grande porte, tornou-se referência e uma das mais bem conceituadas do Brasil, graças ao trabalho sério e de qualidade que é desenvolvido pela administração, professores, funcionários e estudantes, e que tem se revertido em credibilidade acadêmico-científica.

A instituição já foi Fafi (Faculdade de Filosofia), Furv (Fundação Universitária de Rio Verde), em março de 1973 passou a se chamar Fesurv (Fundação do Ensino Superior de Rio Verde) e no dia 2 de julho de 2004 conquistou o status de Universidade de Rio Verde.

Nas avaliações realizadas por órgãos oficiais, a Universidade de Rio Verde tem obtido aprovações com referenciais sempre positivos, inclusive, com destaque regional e nacional, em desempenho. As aprovações mostram o compromisso defendido pela instituição: assegurar-se como uma universidade de qualidade.

São mais de cinco mil acadêmicos matriculados em 24 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em andamento e três cursos de mestrado oferecidos no Campus Universitário de Rio Verde.

Em 2008, a Universidade de Rio Verde deu seu primeiro passo rumo à expansão, com a implantação de um campus em Caiapônia. A nova unidade disponibiliza quatro cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação.

Para atender os acadêmicos e formar profissionais aptos, a instituição conta com ampla e moderna estrutura e um quadro docente composto por mais de 80% de professores com mestrado e/ou doutorado, número que supera e muito as exigências da LDB - Lei de Diretrizes e Bases (33%).

Mestrado
Implantando em 2004 o programa de mestrado em Produção Vegetal da Fesurv - devidamente recomendado pela Capes/MEC - foi o primeiro a ser oferecido por uma instituição de nível superior do interior de Goiás. A Fesurv Universidade desenvolve ainda dois programas de mestrados interinstitucionais (em parceria com a Universidade de Brasília e com a Universidade Federal de Goiás) nas áreas de Ciências da Saúde e Educação.

Foco na População
Uma das características relevantes da instituição é a sua atuação junto à comunidade. Praticamente todos os cursos da instituição desenvolvem projetos sociais. O trabalho em campo não só possibilita o aprimoramento dos acadêmicos, como também reflete na melhoria da qualidade de vida da população.

Por André Furquim - Para o Jornal Fatos

Fotos

Imagem de Fesurv pode ter curso de medicina já em 2012

Compartilhe

Comente: Fesurv pode ter curso de medicina já em 2012