Explosão de casos e alta taxa de ocupação de leitos ameaçam reabertura do comércio em Rio Verde

Vagas de UTI na rede particular já estão esgotadas e taxa de ocupação de leitos nas unidades públicas já preocupa


O alto número de casos confirmados de Covid-19 e o aumento da ocupação de leitos em Rio Verde podem jogar um balde de água fria em quem aguarda a reabertura do comércio na cidade a partir da próxima segunda-feira, 22. 

O decreto que impôs o fechamento das atividades não essenciais expira no próximo dia 21, mas o município já se aproxima para os 4 mil casos confirmados de Covid-19 e, apesar do isolamento social ter aumentado na última semana, medidas mais duras podem ser necessárias. O número de casos confirmados pode chegar a 6 mil até o final de semana. 

Desde a última terça-feira, 16, não existem mais leitos de UTI disponíveis nos três hospitais particulares da cidade. A taxa de ocupação na rede pública de saúde já atingiu 40% dos leitos de enfermaria e ultrapassou os 30% na UTI.

Se o município não tivesse recebido mais 30 respiradores do governo federal esta semana, que se somaram aos 35 adquiridos pela própria Prefeitura, a taxa de ocupação das UTIs estaria próxima de 60%. O grande receio é que, a exemplo do que ocorreu em outros países, pacientes morram sem atendimento devido ao possível colapso. 

O prefeito Paulo do Vale disse em entrevistas que a decisão sobre a reabertura ou não do comércio dependerá da análise de fatores como a disponibilidade de leitos e a curva da doença. “Nosso desafio é o equilíbrio entre a pandemia da doença e do desemprego, mas a vida virá sempre em primeiro lugar.”

Nenhuma descrição de foto disponível.

Compartilhe

Comente: Explosão de casos e alta taxa de ocupação de leitos ameaçam reabertura do comércio em Rio Verde