Estímulo ao empreendedorismo na TECNOSHOW COMIGO

Projetos desenvolvidos pelo Sebrae Goiás serão apresentados durante a feira, principalmente ações ligadas ao desenvolvimento rural, turismo e economia local


Voltada para a difusão de tecnologia rural, a TECNOSHOW COMIGO abrirá espaço em sua programação para semear o empreendedorismo aos micros, pequenos e potenciais empresários. No período de realização da feira – 9 a 13 de abril – o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), por meio da Regional Sudoeste, apresentará resultados de suas ações, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em favor dos produtores rurais de pequeno porte, assim como seus programas e projetos voltados para o agronegócio, como o Empreendedor Rural, Projeto Bacia Leiteira Sudoeste. Além disso, serão mostrados ao público o Projeto Empreender e as ações que integram o Circuito Turístico ‘Pegadas no Cerrado’, projeto que consiste em valorizar o potencial turístico de seis municípios da região – Rio Verde, Jataí, Mineiros, Chapadão do Céu, Serranópolis e Caiapônia.

Segundo o gerente da Regional Sudoeste, Giovane Ferreira de Carvalho, o Sebrae Goiás pretende mostrar na feira a forma com que os projetos são desenvolvidos, os objetivos, a importância das ações e atividades para o micro e pequeno empresário (MPE´s) e para a economia local. “Por isso escolhemos programas que alcançaram resultados positivos no fortalecimento dos empresários de pequeno porte da região e que possuem ligação, direta ou indireta, com o foco do evento”, destaca.

Projeto Agricultura Familiar
Através do convênio firmado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Sebrae Goiás, são assistidos 31 assentamentos, beneficiando 1.082 famílias, distribuídos em onze municípios da região como Caçu, Chapadão do Céu, Itarumã, Jandaia, Jataí, Mineiros, Paraúna, Perolândia, Rio Verde, Santa Helena de Goiás e Santa Rita do Araguaia.

São realizadas diversas atividades para o desenvolvimento dos assentamentos como projeto maracujá, projeto floresta, projeto galinha caipira, projeto mandioca e seus derivados, projeto pimenta; projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, elaboração de projetos Pronaf mais alimentos, projetos sociais e capacitações em cooperativismo, associativismo, organização rural, sistemas de produção, mercado e comercialização, dentre outros que se façam necessários para o desenvolvimento sustentável do meio rural, transformando a realidade das famílias assentadas, fortalecendo o elo entre os assentados e o meio onde estão inseridos.

Neste ano, a Agricultura Familiar estará presente na TECNOSHOW COMIGO por meio da demonstração e comercialização de produtos como farinha de mandioca, farinha de milho, doces, mel, quitandas, pimenta, artesanatos e outros. Haverá mostra fotográfica com resultados de vários projetos da área de Desenvolvimento Rural, abrangendo os projetos do Sebrae da regional sSudoeste – Rio Verde e de outras regionais da entidade.

A gestora dos projetos da área de Desenvolvimento Rural, Agma Couto, da Regional Sudoeste – Rio Verde, conta que durante os dias do evento estará á disposição com sua equipe técnica, alguns consultores da área de agronegócio, como o consultor professor Luiz Carlos Barcellos e os agentes de Desenvolvimentos Rurais para prestar informações ao público sobre assuntos diversos ligados ao agronegócio.

Projeto Empreender
O projeto busca fortalecer as MPE´s por meio da prestação de serviços, organizando a economia em núcleos setoriais e contribuindo para a melhoria e profissionalização das Associações Comerciais e Empresariais dos locais que acolhem o projeto. Na regional de Rio Verde, são atendidos além da cidade de Rio verde, os municípios de Santa Helena de Goiás e Quirinópolis, o projeto possui cinco núcleos setoriais, sendo três em atividade e dois em avaliação.

De acordo com o Gestor de Projetos da Regional Sudoeste do Sebrae Goiás, João Paulo Nunes Landim, a intenção é reunir, nos núcleos, empreendedores e profissionais do mesmo segmento de mercado para que juntos possam avaliar os problemas e as dificuldades do setor, e assim criar um plano de ações. “Nessas situações, o papel do Sebrae é de facilitador, ou seja, de ajudar os micro e pequenos empresários a se reunirem, discutirem melhorias para a atividade e elaborarem um planejamento estratégico”, reforça.

Na TECNOSHOW COMIGO, o público poderá conferir o trabalho desenvolvido junto ao núcleo de artesanato, que, segundo João Paulo, tem alcançado melhor desempenho. Com o apoio do projeto, os artesãos conseguiram criar a Associação Mãos de Rio Verde (Amarv), que reúne 16 empreendedores do segmento, além de comercializar os produtos em três estados brasileiros. “O trabalho e os produtos feitos por eles estarão à disposição na feira para conhecimento. É a mesma arte que é exposta em eventos como a Feira de Turismo, em São Paulo, Casa Cor Goiânia e demais locais em Goiás”, acrescenta.

‘Pegadas no Cerrado’
Com o intuito de preparar seis municípios da região Sudoeste para o turismo e estimular a economia local, o Sebrae Goiás e o Fórum de Turismo da Região Agroecológica desenvolvem o Circuito Turístico Pegadas no Cerrado. A proposta é promover o turismo regional por meio de roteiros segmentados – Tecnocampo, Passaporte do Aventureiro, Eco Cerrado, Pé na Estrada do Conhecimento e Águas Termais – apresentando características peculiares a cada um dos municípios.

Na feira, em Rio Verde, todos os roteiros serão apresentados, inclusive com a possibilidade de comercialização pelo público. “Profissionais do Sebrae vão divulgar as atrações desses municípios e o visitante poderá aproveitar a ocasião para adquirir pacotes para o fim de semana de término da feira ou outras datas também”, informa Tassiany Costa Oliveira, gestora de Projetos de Turismo da Regional Sudoeste.

MAC Assessoria de Imprensa

Compartilhe

Comente: Estímulo ao empreendedorismo na TECNOSHOW COMIGO