Escola rural atingida por agrotóxico será fechada por até cinco dias

Agrotóxico intoxicou alunos e professores, sexta-feira (3), em Rio Verde, GO. Empresário, piloto e funcionário foram soltos após pagar fiança de R$ 25 mil.


A Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental (EMREF) São José do Pontal, atingida por agrotóxico proveniente de um avião de pulverização agrícola da empresa Aerotex na última sexta-feira, 3, pode permanecer fechada por até cinco dias. A determinação partiu do delegado regional, Danilo Fabiano que pediu a dispensa dos cerca de 200 estudantes para que investigações possam ser feitas na unidade e também devido à possibilidade de ainda haver veneno no local.

Quarenta e cinco pessoas, sendo 38 alunos e sete professores foram intoxicadas pelo agrotóxico. Logo após o incidente, a instituição de ensino solicitou o atendimento imediato do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros. Os alunos e educadores foram encaminhados ao Hospital Municipal de Montividiu (GO) com sintomas como tontura, dores de cabeça, vômito, formigamento nos braços e coceira, lá receberam medicação e muitos foram liberados ainda na última sexta-feira.

Posteriormente, a Secretaria Estadual de Goiás (SES) determinou que todas as pessoas intoxicadas, mesmo as que já haviam recebido alta hospitalar, passassem a noite em observação. Em parceria, as Prefeituras de Rio Verde e Montividiu disponibilizaram transporte para que os pacientes e familiares retornassem a Rio Verde.

Uma estrutura foi montada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adelor Quintiliano para auxiliar no atendimento das pessoas intoxicadas devido à proximidade ao Hospital Municipal de Rio Verde.

Nesta segunda-feira, 6, uma professora que estava internada no Hospital Presbiteriano Dr. Gordon recebeu alta, uma aluna segue internada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município e quatro estudantes estão em observação em um hotel de Montividiu.

Assim que forem concluídas as investigações, uma limpeza será feita na escola para que as aulas possam ser retomadas e ficará a cargo do Corpo de Bombeiros a realização de uma vistoria na unidade. No decorrer da semana todas as pessoas que foram intoxicadas voltarão à cidade para realização de exames laboratoriais.

Saiba mais:
A EMREF São José do Pontal está situada no Assentamento Pontal dos Buritis a 106 km de Rio Verde e a cerca de 60 km de Montividiu (GO).

O veneno que intoxicou as pessoas na escola, egeo pleno, pelas leis ambientais e de utilização de agrotóxico só pode ser aplicado via terrestre. O piloto da aeronave, um funcionário e o dono da empresa de aviação devem ser responsabilizados por não terem tomado as precauções necessárias à utilização do produto e por colocarem em risco as crianças e servidores da escola. Os acusados que estavam presos desde a última sexta-feira foram liberados nesta segunda-feira, 06, por decisão da Justiça mediante o pagamento de fiança no valor de R$ 25 mil.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Escola rural atingida por agrotóxico será fechada por até cinco dias