Equipe de Goiás conquista primeiro lugar em torneio internacional de robótica

Os goianos apresentaram na competição o chiclete para astronautas


A equipe Gametech Canaã, do Sesi Goiás, conquistou no último final de semana, o primeiro lugar do Torneio Aberto de Robótica de West Virginia, na universidade da Nasa, nos Estados Unidos. O time conquistou o Champion’s Award, o maior prêmio da competição, que reuniu 70 equipes de 12 países. O grupo, formado por sete alunos, dividiu o pódio com mais dois times, um do Distrito Federal e outro dos Estados Unidos. 

Os goianos apresentaram na competição, o chiclete para astronautas. Durante pesquisas sobre o tema da temporada (Into Orbit - em órbita), eles perceberam que, por conta da gravidade, os astronautas ficam com as vias superiores congestionadas e não conseguem sentir o sabor dos alimentos. Para aliviar o problema, são utilizados medicamentos que desobstruem as narinas. Porém, o hábito de usar continuamente esse tipo de remédio, além de viciar, pode causar problemas de saúde. A solução criada foi o chiclete, que é uma goma de mascar feita com componentes da pimenta.

Além dos projetos de pesquisa, os estudantes foram avaliados pela construção do robô de Lego, pelo desempenho dessas máquinas em missões autônomas e pelo trabalho em equipe. Os estudantes, que conquistaram a vaga para o torneio norte-americano durante um festival de robótica, em março deste ano, no Rio de Janeiro, desembarcam em Goiânia na próxima quarta-feira (17).

Compartilhe

Comente: Equipe de Goiás conquista primeiro lugar em torneio internacional de robótica