Entidades se reuniram com Conselho Nacional de Justiça

Na pauta do evento, representantes rio-verdenses cobraram duas varas criminais para acelerar os processos em anadamento na cidade


A Associação Comercial e Industrial de Rio Verde – ACIRV, Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Encomendas do Sudoeste Goiano (Setecesg), Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sincogarv), Associação dos Transportadores de Cargas do Centro-Oeste (Astraco) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Verde (CDL) se reuniram com o Juiz-Corregedor, Vitoraldo Bridi.

A reunião foi para pedir intercessão junto ao Tribunal de Justiça por mais juízes para Rio Verde seguida da argumentação sobre o crescimento econômico que gerou aumento considerável na violência e nas demandas jurídicas o que sobrecarrega o judiciário local, que possui déficit de servidores e magistrados.  As duas varas criminais locais estão vagas à aproximadamente 02 (dois) anos o que faz com que os juízes das demais varas acumulem funções.

Em virtude de tamanho crescimento industrial, comercial e agroindustrial as entidades acima buscam solução para a falta de servidores, promotores de justiça, defensores públicos e juízes em Rio Verde, principalmente nas áreas Criminal e Cível e se colocam à disposição  para  colaborar no que for possível.

Durante a conversa, o presidente da Acirv, Angelo Thomaz Landim Junior justificou o pedido afirmando que o município tem o setor de serviços como a principal atividade, representando 50,34% do Valor Adicionado Municipal (VA Municipal), a indústria representa 36,00% e a agropecuária 13,67% na economia municipal. Em Rio Verde localiza-se um dos maiores complexos agroindustriais do Brasil, que processa carne de aves e suínos e exporta para diversos países. Este município destaca-se pela elevada produção de grãos, como maior arrecadador de impostos de produtos agrícolas e centro difusor de novas tecnologias no ramo da agroindústria.

O último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE revelou que a cidade de Rio Verde tem aproximadamente uma população de 200 mil pessoas, consolidando um significativo aumento demográfico em nosso município, exigindo medidas administrativas capazes de adequar os órgãos responsáveis pela Segurança Pública a essa nova realidade.

Ao final da reunião, o Juiz-Corregedor  solicitou  que as reivindicações fossem  formalizadas por escrito e informou às entidades classistas que o pedido será enviado  ao Presidente do CNJ para a tomada das providências cabíveis.

Outras reivindicações:
Vale ressaltar que a Acirv em parceria com a sociedade civil organizada e entidades classistas também reivindicam, do Governo Estadual, através da Secretaria de Segurança Pública mais policiais militares, mais viaturas e motos para o patrulhamento tático. Os representantes classistas também a instalação de 50 câmeras de vídeo-monitoramento em toda a cidade, com a central de monitoramento no quartel da Polícia Militar.

As reivindicações para a Polícia Civil, também foram lembradas, o município precisa de mais delegados, escrivães de polícia e agentes.

Assessoria de Comunicação - Acirv

Compartilhe

Comente: Entidades se reuniram com Conselho Nacional de Justiça