Ensinando os rio-verdenses a comer bem

Clínica-Escola de Nutrição da Fesurv já está realizando atendimentos


A Nutrição pode ser definida como o processo pelo qual ingerimos os nutrientes essenciais e os usamos para obter outras substâncias de que o nosso corpo necessita. Ela desempenha um papel multidimensional na qualidade de vida porque contribui para o bem estar físico, psicológico e interpessoal. O conceito da Boa Nutrição implica em ingerir alimentos que contenham nutrientes essenciais nas quantidades necessárias à manutenção dos processos de funcionamento do corpo e conseqüente promoção da saúde.

É com essa finalidade que a Clínica-Escola de Nutrição da Universidade de Rio Verde está atendendo à comunidade de Rio Verde, inclusive os funcionários da Universidade,  na Rua Senador Martins Borges esquina com Maria do Carmo – Centro, nos seguintes horários: Segunda-Feira - 13h - 15h:30min, terça-feira - 13h - 17h:25min, quarta-feira - 07h - 11h:25min, quinta-feira - 13h - 16h:25min. Os atendimentos são gratuitos e alguns são encaminhados da Secretaria Municipal de Saúde ou da Secretaria Municipal de Promoção Social e das Clínicas-Escolas de Psicologia e Fisioterapia da Universidade. Famílias carentes que tiverem interesse em atendimento nutricional, também podem procurar a Clínica-Escola de Nutrição.

Professores e mais cerca de 15 alunos dos sétimo e oitavo períodos desenvolvem três projetos na unidade:

Grupos de Educação Alimentar, que tem como objetivos:
* Evidenciar uma fundamentação teórica/prática aos graduandos da Universidade sobre a Nutrição e a atuação do profissional nutricionista diante das necessidades e recomendações nutricionais durante os diferentes ciclos de vida;
* Realizar diagnóstico nutricional dos pacientes do grupo de educação alimentar a partir de avaliações antropométricas, clínicas e dietéticas.

Grupo de Reeducação Alimentar – Saúde da Mulher, que objetiva:

*Evidenciar uma fundamentação teórica/prática aos graduandos da Universidade sobre a Nutrição e a atuação do profissional nutricionista diante das necessidades e recomendações nutricionais durante os diferentes ciclos de vida;
*Realizar diagnóstico nutricional dos pacientes do grupo de educação alimentar a partir de avaliações antropométricas, clínicas e dietéticas;
*Possibilitar a população atendida, melhoria e/ou manutenção do estado nutricional, através de conhecimentos obtidos a partir do contato com os profissionais e acadêmicos do curso de nutrição.

O papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças crônicas degenerativas – Obesidade, que visa:
* Fornecer ao graduando de Nutrição, subsídios teórico-práticos para melhor atuação em Nutrição Clínica, garantindo a eficácia do tratamento nutricional e dietético com metodologia adequada;
* Orientar os pacientes a importância da alimentação na prevenção e tratamento das doenças crônicas degenerativas.

A Clínica-Escola de Nutrição tem ainda objetivo de proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional, através da experiência no contexto de atividades de observação, atendimento e prática supervisionada. E a principal meta da Clínica-Escola de Nutrição é fazer mais de 800 atendimentos nesse semestre e aumentá-los nos próximos. “Queremos oferecer bons serviços de saúde e alimentação e cada vez mais ampliar nossos atendimentos. Alcançando metas de ampliação, superação e promovendo saúde e melhorias na qualidade de vida dos pacientes”, esclarecem os professores e alunos.

Para mais informações, procure a sede da Clínica-Escola de Nutrição, ou pelo telefone: (64) 3620-8097 ou na Faculdade de Nutrição: (64) 3620 – 2324.

Assessoria de Comunicação - Fesurv

Compartilhe

Comente: Ensinando os rio-verdenses a comer bem