Enel Distribuição Goiás alerta para os riscos do contato de pipas com rede elétrica

Confira algumas dicas importantes


Pipas e rede elétrica são uma combinação perigosa. Quando não se leva em consideração a segurança, a brincadeira pode ocasionar desligamentos na rede de energia e provocar acidentes graves. Em 2019, a Enel Distribuição Goiás já registrou cerca de 805 interrupções no fornecimento provocado pelo contato das pipas com a rede elétrica. Em comparação com o mesmo período de 2018, o aumento foi de cerca de 35% no total dessas ocorrências, equipes da distribuidora precisaram fazer os reparos necessários na rede elétrica e substituir parte dos fios para restabelecer o serviço.
 
O mês de julho costuma ser o mês do ano com o maior número de interrupções por causa de pipas, além das condições climáticas, as férias escolares impactam nesses dados. Este ano, foram registradas 360 ocorrências em todo o Estado. Entre os municípios mais afetados pelas ocorrências estão Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
 
Abaixo, algumas orientações importantes:
- Soltar pipas perto da rede elétrica é muito perigoso. Elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.
 
- O uso da chamada linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas, tem agravado ainda mais a situação. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas e os danos à rede elétrica também são maiores.
 
- Não encostar em qualquer objeto estranho que esteja pendurado à rede elétrica.
 
- O uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso de cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.
 
- O lançamento de pipas, sapatos, bolas, marimbas, bandeirinhas e balões pode causar acidentes graves. As linhas das pipas cortam os cabos elétricos, além de gerar risco de descargas elétricas no momento em que o objeto encosta na rede e as pessoas se arriscam também ao tentar recuperar pipas e outros itens presos na fiação.
 
- A população não deve tentar mexer em qualquer componente da rede elétrica, como a fiação aérea, por exemplo. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica.
 
- A Enel orienta que em casos de cabos partidos, os clientes devem manter-se afastados e avisar imediatamente a distribuidora pela Central de Atendimento (0800-62-0196), ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).

Compartilhe

Comente: Enel Distribuição Goiás alerta para os riscos do contato de pipas com rede elétrica