DICAS PARA CANDIDATOS

Com a pauta de empreendedorismo, orientação do Sebrae é para que políticos eleitos invistam no desenvolvimento econômico sustentável e na geração de emprego


Dicas para candidatos 

 

Com a pauta de empreendedorismo, orientação do Sebrae é para que políticos eleitos invistam no desenvolvimento econômico sustentável e na geração de emprego

 

Nesse início de campanha para as eleições municipais, em que a população elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o documento “10 Dicas do Sebrae para os Candidatos” nesta última segunda-feira (28).  

Com a retomada da economia aos poucos e nesse cenário de dificuldade econômica, devido a situação de pandemia do Covid-19, o Sebrae ressalta que o desempenho dos pequenos negócios será bem estratégicono Brasil. Segundo a instituição, as ações contidas no documento podem ser adotadas pelos futuros gestores para reanimar os negócios dos micro e pequenos empreendedores nos municípios

O gestor público tem a preocupação de promovervárias ações durante seu mandato para desenvolver a cidade. Ao apresentar o guia para o “candidato empreendedor”, a meta do Sebrae é mostrar alternativas aos políticos, visando que invistam, dentre as prioridades do município, no desenvolvimento econômico sustentável e na perspectiva da geração de emprego. Nesse caso, a entidade ressalta a importância de os gestores apoiarem os empreendedores na melhoria do seu negócio. 

Logo, se as soluções forem implantadas, o objetivo é que os administradores públicos contribuam, por exemplo, na recuperação da economia.  “Os municípios precisam de prefeitos e vereadores proativos, visionários e comprometidos com o futuro dos cidadãos e com a saúde das contas públicas”, diz o documento. 

As dicas para o “candidato empreendedor” orientamque o político invista na geração de empregos, mobilizelideranças, desburocratize o “Simplifique”, apoie o empreendedor, incentive a compra local e inclua oempreendedorismo nas escolas, além de qualificar quem mais precisa. Para completar, a ideia é que o próximo gestor possa fortalecer a identidade do município,incentivar a cooperação e promover inovação e sustentabilidade. 

O documento afirma que colocar o empreendedorismo na pauta do município, através das dicas e orientações do Sebrae, ajuda no crescimento da cidade. “O intuito é promover o desenvolvimento local sustentável e construir ambientes favoráveis para os pequenos negócios crescerem”, diz o texto. 

A criação do documento “10 Dicas do Sebrae para os Candidatos” teve o apoio da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. 

De acordo com o diretor-presidente do Sebrae, Carlos Melles, o novo momento político estimula a candidatura, lembrando que a instituição quer estimular na população,o debate do empreendedorismo dentro da campanha política. “A ação ajuda o candidato a despertar sobre a importância das micro e pequenas empresas para a cidade”, diz. 

Sobre a geração de emprego, o documento orienta gestores públicos a fazer parcerias com o setor produtivo e trabalhar na formalização de empreendimentos e de microempreendedores individuais, por exemplo. Agora, na questão do apoio ao pequeno empresário, a dica é auxiliar nas linhas de crédito e garantias.

Compartilhe

Comente: DICAS PARA CANDIDATOS