Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será lembrado com passeata

Evento acontece amanhã, dia 12 de junho


A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Promoção Social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizará, nesta terça-feira, 12, uma passeata pública para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, cujo lema deste ano é: “Vamos acabar com o Trabalho Infantil. Em defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social”. A saída da caminhada será da Rua 13, Jardim Goiás (entre a UPA e a Avenida Presidente Vargas), às 8 horas.
 
A passeata tem por objetivo sensibilizar a população quanto à responsabilidade social de todos nessa luta. O evento é coordenado pela Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e pela equipe de trabalhadores do Peti.
 
A mobilização conta com apoio das seguintes instituições: Procuradoria Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Rio Verde, Superintendência de Juventude, Secretaria da Educação, Esportes e Lazer (Smeel), Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Casa dos Conselhos, Regional de Saúde, Conselhos Tutelares e dos demais programas sociais da Secretaria de Promoção Social.
 
A programação em comemoração à data se estenderá durante toda a semana, através de atividades diversas que serão aplicadas em todas as unidades do Peti de Rio Verde. O município conta com nove unidades do Programa e atende a cerca de 1300 crianças, que além de participar das atividades do Programa ainda contam com café da manhã, almoço, lanche e, no período vespertino, até o jantar é servido.
 
12 de junho
A data, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, marca a luta e a mobilização mundial para o combate do trabalho infantil. Normalmente, em todo o mundo, são feitas campanhas, para que se somem esforços públicos, privados e da sociedade, no desejo de se construir outro caminho para o futuro das crianças e adolescentes. Até os 13 anos de idade, segundo a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o trabalho é totalmente proibido no País. Já entre 14 e 15 anos, é aceitável apenas na condição de aprendiz. Dos 16 aos 17 anos, é permitido, desde que não seja em atividade insalubre, perigosa, penosa ou em horário noturno (a partir das 22h).
Agende:
 
•         Evento: Passeata – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
•         Data: 12.06.12
•         Horário: 8 horas
•         Local: Saída da Rua 13, Jardim Goiás (entre a UPA e a Avenida Presidente Vargas)
   Promoção: Secretaria Municipal de Promoção Social

Compartilhe

Comente: Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil será lembrado com passeata