Deficientes físicos de Rio Verde recebem equipamentos

Evento aconteceu ontem, 15 de maio


A Prefeitura de Rio Verde, em parceria com a Vila São Bento Cottolengo, entregou, através da Associação de Deficientes Físicos de Rio Verde (Adefirv), na manhã desta terça-feira, 15, duzentos e dez equipamentos, entre cadeiras de rodas, muletas, cadeiras de banho, próteses e andadores, para pessoas portadoras de necessidades especiais e deficiência física. Vale destacar que todos os aparelhos foram feitos de acordo com altura, peso, largura e deficiência do paciente, conforme medição realizada anteriormente.

A assistente social Fabiana Amensur agradeceu o apoio da Prefeitura no trabalho realizado pela instituição. “Essa parceria facilita muito o nosso trabalho, que consiste em uma instituição filantrópica e que trabalha em prol de pessoas que precisam de uma melhor locomoção,” ressaltou.
 
Já o presidente da Adefirv, Jacinto Braz, disse que o trabalho da Associação só tem êxito através da parceria da Promoção Social. “O Prefeito Juraci Martins e a Dona Clarice não medem esforços em nos ajudar. São amigos de quem precisa. Hoje, a vida do deficiente físico tornou-se mais fácil através desse apoio que nos é dado,” comentou.
 
Clarice Martins, secretária de Promoção Social, explicou que a intenção da Pasta é promover a inclusão dos deficientes físicos e garantir-lhes mais qualidade de vida. “Essas pessoas, na verdade, são ‘eficientes físicos’. São exemplos de força, vontade de viver e superação,” enfatizou a primeira-dama.
 
O secretário administrativo da Adefirv, José Carlos de Queiroz falou da importância do trabalho realizado pela Prefeitura em prol de quem precisa. “Se não fosse o apoio da Prefeitura, o Programa Reabilitar não atenderia essas pessoas em Rio Verde. É de suma importância para todos nós que dependemos de doação e não temos condições de adquirir esses equipamentos na rede particular,” explicou.
 
O aposentado João Batista de Carvalho, de 90 anos, beneficiado, falou da importância de receber os equipamentos. “Eu sofri um derrame anos atrás e não consigo me locomover sem o andador. Esse que estou usando é emprestado e, agora, como vou receber o definitivo posso devolver o que está em uso para o verdadeiro dono. Preciso muito de apoio para fazer meus exercícios de fisioterapia e essa ajuda veio em boa hora,” disse.
 
Acidentado há seis anos, Valdir de Araújo, de 45 anos, também agradeceu os aparelhos recebidos. “Sofri um acidente de moto e quase morri, perdi uma perna e fiquei com sequelas muito sérias no braço direito. Depois disso, com o passar do tempo, dependo da prótese para andar e, como minha renda mensal é de um salário mínimo, não tenho condições de comprar uma nova. Se não fosse essa ajuda da Prefeitura não conseguiria nem sair do lugar. Muito obrigado pela ajuda e por cuidar de todos nós deficientes.”
 
A dona de casa Silmara Batista Rodrigues falou da experiência por ela vivida. “Me acidentei anos atrás de moto, com meu marido, no trevo de acesso à Perdigão. Perdi a perna, mas não a vontade de viver. Cuido de casa, dos meus dois filhos e agora quero voltar a trabalhar. Levo uma vida normal. Essa ajuda da Prefeitura veio no momento certo, pois com a prótese minha locomoção será ainda mais fácil,” finalizou.
 
O Programa
O Reabilitar é um programa do Ministério da Saúde, gerenciado pelo Hospital Vila São Bento Cottolengo, de Trindade, Goiás. O Programa tem como objetivo atender às pessoas portadoras de deficiências ou necessidades especiais através da doação de aparelhos como próteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, bengala, andador, coletes ortopédicos, entre outros. Devido à necessidade de estender o Programa Reabilitar a outras cidades e entidades, foi criado, em 2005, o Reabilitar Itinerante, que funciona por meio de parcerias com os municípios.
 
O Hospital
O Hospital São Bento Cottolengo é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência no atendimento de habilitação e reabilitação física e auditiva. O Hospital mantém o Programa Reabilitar – Medicina Física e Auditiva, implantado em 2002. O Programa administra a dispensação de órteses, próteses físicas e auditivas e meios auxiliares de locomoção aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ascom Prefeitura de Rio Verde - Foto: Washington Oliveira

Compartilhe

Comente: Deficientes físicos de Rio Verde recebem equipamentos