Cursinho é aliado de vestibulandos

Concorrência acirrada faz alunos procurarem pré-vestibular


Quem busca entrar em uma universidade pública se esbarra numa concorrência cada vez mais forte e maior. Tamanha quantidade de candidatos gera uma seleção muito criteriosa, deixando a maioria de fora do curso desejado.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) bateu recorde no vestibular para 2011. Ao todo foram 34.728 inscritos. Só para o curso de medicina 5.525 disputavam 110 vagas, totalizando 50,23 candidatos por vaga.

Nesta hora os cursos preparatórios para vestibular se tornam outra grande procura dos alunos. Criado por volta de 1950 devido ao aumento da demanda por vagas em universidades, o popular cursinho pré-vestibular faz uma revisão em tudo o que os estudantes viram no decorrer de suas vidas escolares. Adepto do cursinho particular há cerca de 2 anos, Renato Santos conta que essa é a melhor forma de conquistar uma vaga em cursos tão concorridos. "Hoje não existe uma forma melhor do que estudar bastante. E, no cursinho, fazemos isto auxiliados por professores, o que facilita ainda mais do que se estivéssemos estudando sozinhos". Mas ele reclama que o valor a ser pago para se manter em um bom curso pré-vestibular não é baixo. "Meu cursinho é muito bom. Mas há um preço a se pagar por essa qualidade. Acho complicado", finaliza. Outro aluno que também pretendia conquistar uma vaga em medicina e buscou o cursinho como um "reforço", é Marcos Sena. Há pouco mais de 6 meses fazendo o curso preparatório ele conquistou a tão sonhada vaga em uma universidade. "Sem dúvidas o cursinho me ajudou. Muitas coisas que estudei lá caiu no vestibular". Assim como Renato, Marcos reconhece que não é barato o valor de um cursinho, mas alegria não o deixa se preocupar mais com isso. "Realmente não é em conta, mas no meu caso valeu muito a pena", comemora.

Em Rio Verde, quem não possui condições financeiras de pagar um curso pré-vestibular, tem a opção do cursinho público. A Superintendência Municipal de Juventude e a Secretaria de Educação realizarão neste sábado,26, às 13h na Escola Municipal Selva Campos Monteiro, um processo seletivo para candidatos as 100 vagas disponíveis. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, até o momento 501 inscrições foram feitas. Os interessados devem procurar a Superintendência ou a Secretaria para fazer as inscrições.

Por Dyego Queiroz
Especial para o Rio Verde Agora

Fotos

Imagem de Cursinho é aliado de vestibulandos Imagem de Cursinho é aliado de vestibulandos

Compartilhe

Comente: Cursinho é aliado de vestibulandos