Crianças devem fazer uso consciente de tecnologia

Nossas crianças estão cada dia mais conectadas à internet e, para muitos pais, cada dia menos conectadas ao mundo real


“Ah, mas só mais um pouquinho, mãe!”


Nossas crianças estão cada dia mais conectadas à internet e, para muitos pais, cada dia menos conectadas ao mundo real. O avanço voraz da tecnologia nos últimos anos fez com que estivéssemos rodeados por ela em todos os momentos de nossas vidas, e em todas as fases também. O que se deve entender, contudo, é que o desenvolvimento de novos aparelhos e sua conexão diária conosco faz com que tais ferramentas se tornem essenciais no nosso dia-a-dia: utilizamos tecnologia para trabalho, lazer, para pedir um carro, para reservar um hotel, para comer... Se estamos tão completamente dependentes de tecnologia, como podemos encontrar o equilíbrio entre limitar e estimular o acesso infantil a esse mundo?


Cada nova geração adapta-se com mais facilidade a mecanismos tecnológicos que seus pais ou avós, e por muitas vezes ficamos perdidos, sem conhecimento prático para realmente compreender como aquela ferramenta específica irá modificar os próximos passos da criança e diferenciar ainda mais seu crescimento do que seus pais tiveram. Embora esta perspectiva seja assustadora por um ponto de vista, ela não necessariamente precisa ser negativa. Quando encaramos a tecnologia como um monstro, não analisamos realmente o potencial de crescimento que ela nos traz, mais ainda para quem desde pequeno desconhece uma realidade diferente.


Entretanto, o uso de tablets, smartphones e computadores por si não implica dizer que teremos uma nova geração mais consciente de si e do mundo à sua volta. O cuidado com a tecnologia encontra-se muito além do simples controle de conteúdo, mas também vem da necessidade cada dia mais urgente de compreender como nossas ferrramentas de uso diário funcionam, estimulando nossas crianças a não somente consumir, mas também a entender a tecnologia para, quem sabe, passar a produzi-la.


O avanço tecnológico se comporta como um funil: o que surge em um ano em termos de tecnologia é maior do que o que surgiu no dobro desse tempo no passado, e assim sucessivamente. Combater o uso da tecnologia não é o caminho, pois nossas crianças são reflexo do que fazemos. Faz-se necessário estimular o uso consciente, transformando parte do tempo ocioso da criança em tempo produtivo e utilizando não somente das ferramentas tecnológicas para o ensino tradicional, como também incentivando o entendimento da própria tecnologia. Assim, preparamos as próximas gerações para um futuro que abraça o desenvolvimento e a inovação, moldando mentes criativas, proativas e preparadas para lidar tanto com o mundo digital como com o mundo real.

 

Luiz Leão é bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia. É também músico, empreendedor e aficionado por novas tecnologias. É diretor da codeBuddy Escola de Tecnologia em Rio Verde, voltada para o ensino de programação para crianças e adolescentes.

Conheça mais sobre a codeBuddy Rio Verde clicando aqui ou aqui!

Compartilhe

Comente: Crianças devem fazer uso consciente de tecnologia