Construtoras ajudam moradores na administração de condomínios

Iniciativa tem o objetivo de facilitar a vida dos moradores. As empresas ensinam os primeiros passos para que os condôminos tenham mais segurança ao assumir a gestão


Construtoras de Goiânia e do interior tomaram a iniciativa de ajudar na administração de condomínios recém-inaugurados. A ideia começou após perceberem que o primeiro ano de administração é o mais complexo, pelo fato de os próprios moradores terem que lidar com itens como contratação de funcionários, elaboração de regimento interno e manutenção.

Segundo o engenheiro civil e coordenador de obras da Dinâmica Engenharia, Moacir Benedito Ferreira, a empresa inovou ao optar por administrar, por um ano, um empreendimento no Setor Bueno. Normalmente, a administração dos condomínios é feita pela própria associação dos moradores e síndicos.

"O processo de implantação do condomínio é complicado, principalmente neste primeiro ano. Normalmente, o objetivo de uma construtora é construir e vender o empreendimento, e não administrar. Mas, nós percebemos que não tem ninguém melhor para montar um sistema operacional do que a própria construtora, e foi o que nós fizemos", disse.

Nesse período, a responsabilidade pela administração ficou a cargo do próprio coordenador de obras da empresa. A gestão da construtora, durante os 12 primeiros meses do condomínio, foi autorizada em uma assembleia geral de moradores e todas as ações da administração foram acompanhadas por um conselho de moradores.

"O primeiro ano finalizou, e agora os moradores contrataram uma empresa para terceirizar o serviço, mas o retorno que nós tivemos foi muito positivo, pois já entregamos para a empresa com tudo funcionando, um plano de manutenção preventiva e um sistema a ser cumprido. Com certeza vamos replicar em outros empreendimentos", afirmou o engenheiro.

Um dos moradores do prédio, o empresário Fávio Vilela aprovou a iniciativa. Ele, que também participou do conselho de moradores durante o período, disse que além de ter facilitado a vida dos condôminos, ainda gerou economia.

"Tivemos um ganho financeiro, porque isso não gerou custo para a gente. A gente não teve despesas com síndico, nem administração. Agora, com o fim do primeiro ano, tivemos que contratar uma empresa, que custou R$ 6,4 mil. Isso, dividido por 66 apartamentos, gerou um custo de quase R$ 100 para cada", disse.

Apoio na implantação
A FGR Urbanismo também optou por oferecer um apoio durante os seis primeiros meses de administração dos condomínios. A gerente de relacionamento com cliente da empresa, Camila Alcantara, disse que a empresa entrega o imóvel e auxilia na implantação.

"Quando as construtoras entregam um empreendimento, é de praxe do mercado que os próprios moradores montem uma associação, paguem uma taxa associativa, e eles compram mobília, fazem as implantações necessárias, mas a gente acredita que trazendo um padrão de qualidade e ajudando nessa implantação, a gente fortalece a nossa bandeira", disse.

Camila explicou que a empresa fornece treinamentos de segurança, portaria, administração, tudo sem nenhum custo aos moradores. "Temos um programa de reciclagem dos administradores. Com isso, chamamos gerentes de outras filiais do Brasil para fazer workshops mostrando as melhorias. Não tem custo. Fazemos porque acreditamos que é algo que realmente vai fazer a diferença no produto", completa.

Compartilhe

Comente: Construtoras ajudam moradores na administração de condomínios