Como liderar pessoas arrogantes e prepotentes? – Aprenda!

Como liderar pessoas arrogantes e prepotentes?


Como liderar pessoas arrogantes e prepotentes? Qual é o segredo da liderança de um gestor de Recursos Humanos quando se encontra em uma situação em que seu funcionário age dessa forma? Esse é um traço da personalidade da pessoa ou somente algo “passageiro” e que pode mudar com o tempo? O que deve ser feito em questão a adaptabilidade perante as regras impostas?

Liderar pessoas não é uma tarefa fácil. A gestão de gente, ou seja, de funcionários dentro de uma empresa, era, é e sempre será tema de estudos e mais estudos pelo lado da gestão empresarial. Quanto mais compreendermos nossos colaboradores, melhores serão as estratégias para melhorar os resultados da empresa.

Porém, como bem sabemos, alguns desses podem ser verdadeiras pedras em nossos sapatos. Assim como em nossa família, na escola, entre nossos amigos, entre outros exemplos, sempre há aquela pessoa mais “prepotente” ou arrogante propriamente dizendo, no âmbito do trabalho não será diferente, pelo contrário, pode até ser mais comum.

Um líder de Recursos Humanos sempre irá topar com um ou outro funcionário arrogante e prepotente, que literalmente só continua em seu cargo pelo bom trabalho que exerce. Colaboradores com esse perfil geralmente possuem alta rotatividade de empregos, visto que seus líderes anteriores não conseguiram “domá-lo” se podemos assim dizer.

No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto tão delicado, mas tão necessário ao mesmo tempo. Portanto, se você é um líder de Recursos Humanos e quer saber como liderar pessoas arrogantes e prepotentes, acompanhe-nos até o final deste conteúdo e confira maiores detalhes. Vamos lá!

Lembre-se: traços de personalidade

A primeira coisa que você deve saber sobre pessoas arrogantes e prepotentes, é que não se trata de um momento que passará, mas sim de um traço da personalidade dessas mesmas pessoas. Isso significa que, independentemente do que você fizer, a pessoa continuará sendo dessa forma, apenas se adaptando as suas “regras”.

O problema de muitos gestores é querer entrar na parte emocional dos seus funcionários, gerando ainda maiores desconfortos para todo o grupo. Você, gestor de pessoas, tenha algo em mente: nunca mudaremos pessoas, apenas conseguiremos que elas se adaptem as regras que inserimos dentro daquele espaço.

Isso se faz deixando claro que, quando alguém não está no mesmo ritmo da equipe, seja de produção ou então do próprio clima organizacional, ou seja, trazendo paz e cooperação entre todos, será desligado do grupo por motivos óbvios.

Pessoas arrogantes e prepotentes são necessárias em um grupo?

Você deve estar pensando se esse seu funcionário é realmente necessário ao grupo, e esta é uma pergunta válida. A realidade é que quanto mais alinhado estiver o grupo ao plano empresarial definido com antecedência, melhores serão os resultados, assim como o clima entre funcionários.

Porém, não há como obter homogeneidade quanto ao perfil pessoa de seus funcionários. Na realidade, quanto maior diferença houver entre personalidades, melhores serão seus resultados, pois cabeças que pensam de maneiras diferentes, com visões alteradas, terão respostas melhores para os problemas.

Então, sim, pessoas arrogantes e prepotentes são necessárias em um grupo de funcionários, desde que contidas e que aprendam a trabalhar em grupo, com base as regras e valores estabelecidos pelos líderes de RH.

Por exemplo, essas mesmas pessoas, quando possuem habilidades de liderança, costumam ser otimistas em relação a resultados. E o otimismo, assim como uma visão de realidade mais centrada, são extremamente necessários no âmbito empresarial.

Como liderar pessoas arrogantes e prepotentes?

Afinal, como liderar pessoas arrogantes e prepotentes? Impondo regras. Sente-se e converse, explique o motivo da reunião e fale sobre as regras que serão utilizadas dali para frente. Se mesmo com a conversa as atitudes prepotentes seguirem acontecendo, então a demissão deverá acontecer, você gostando ou não disso.

Quando devo demitir alguém arrogante e prepotente?

Bem, como mencionado, essas pessoas são necessárias em um grupo, mesmo que de forma balanceada. Mas, e quando devemos demiti-las? Quando você perceber que todo o clima entre funcionários está sendo abalado pela presença e atitudes tomadas pelo colaborador em questão.

Se, mesmo depois de impor regras e mostrar quais são os valores da sua empresa e de sua equipe, o funcionário continuar agindo de forma “maléfica” com seus companheiros de trabalho ou até mesmo com clientes, então é hora de mandá-lo embora, evitando que maiores problemas aconteçam.

“Ah, mas é o melhor funcionário em relação a resultados” você pode dizer. Bem, é uma situação difícil de lidar, mas quando é necessário demiti-lo, então faça isso. Você verá que será melhor diminuir seus resultados por um tempo do que ter um clima pesado dentro da empresa.

Além disso, muitas vezes a saída de alguém que obtinha ótimos resultados, mas acabava com o clima entre os colegas de equipe, gera resultados ainda melhores, pela maior motivação dos colaboradores que agora se sentem mais a vontade. Até a próxima!

Compartilhe

Comente: Como liderar pessoas arrogantes e prepotentes? – Aprenda!