Com queda na curva de contágio de covid-19, comércio de Rio Verde será reaberto

Pico da doença na cidade aconteceu há cerca de duas semanas; média móvel de mortes pelo novo coronavírus caiu nos últimos dias


A curva de contágio da Covid-19 em Rio Verde está em declínio e com isso o comércio reabrirá a partir de segunda-feira, dia 20, com atenção redobrada às regras sanitárias. A informação foi confirmada pela reportagem do DIÁRIO DO RIO VERDE junto ao médico e coordenador do Coes (Centro de Operações de Emergência em Saúde), Wellington Soares Carrijo Filho. Clubes, parques, praças, escolas e arenas esportivas continuarão fechados.

Para a interrupção temporária do esquema de funcionamento das atividades comerciais a cada duas semanas, as autoridades municipais de saúde levaram em consideração a média móvel de mortes (óbitos registrados na semana) pelo novo coronavírus, que caiu nos últimos dias em Rio Verde. A decisão também levou em conta a redução do número de leitos ocupados e dos atendimentos na rede de saúde. O comportamento da população e os registros da doença nos próximos dias vão definir se o comércio seguirá aberto ou se haverá a retomada do esquema 14 x 14.

“A média móvel de mortes é calculada pela soma de novas mortes registradas nos últimos sete dias e nós tivemos uma queda acentuada. Para se ter uma ideia, em uma semana chegamos a ter 30 mortes; hoje temos de uma a duas”, comentou Carrijo; frisando que as pessoas não podem relaxar no isolamento social e nem nas medidas sanitárias.

“Vamos ter que ir convivendo com este comportamento até o surgimento de uma vacina. Só voltaremos ao normal quando 60% da população das cidades estejam imunizadas; e isso só é possível através da vacinação”, alertou.

Em anúncio do boletim epidemiológico diário na última quarta-feira (15), o prefeito Paulo do Vale comemorou a queda nos números da Covid-19 na cidade, mas pediu que a população redobre os cuidados sanitários.

“Há duas semanas nós atingimos o pico da doença em Rio Verde. Na semana passada reduzimos em quase 50%, então estamos descendo a curva apiculada. Então essa semana indica mais redução. É neste momento que nós temos que redobrar os cuidados: usar máscara ao sair de casa; manter o distanciamento nas filas dos supermercados, bancos, lotéricas; levar álcool em gel 70% e isolar os grupos de risco: pessoas acima de 60 anos e àqueles com comorbidades”, disse o prefeito.

Pelos dados da prefeitura de Rio Verde, até quarta-feira (15), 7.735 pessoas haviam sido infectadas pela Covid-19 no município; com 6.788 curadas e 104 mortes. Oito óbitos suspeitos de terem sido causados pela doença estão sob investigação. Outras 174 pessoas aguardam o resultado de exames – 131 em isolamento domiciliar e 43 em unidades de saúde. A taxa de ocupação hospitalar na rede pública era de 36,9% na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e 33% nos leitos de enfermaria. Já na rede privada, todos os 18 leitos de UTI estavam ocupados, com o setor de enfermaria com 34,4% de sua capacidade.

Diário de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Com queda na curva de contágio de covid-19, comércio de Rio Verde será reaberto