Clínica escola de Fisioterapia comemora 11 anos

Local é referência no atendimento à comunidade carente de Rio Verde e região


Neste primeiro semestre de 2012, a Clinica Escola de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde, localizada na Rua Umbelino Fonseca, quadra 89, lote 06, Setor Morada do Sol, completa 11 anos de sua fundação. Inicialmente planejada para atender as aulas práticas do curso de Fisioterapia, a clínica começou os seus trabalhos no clube Dona Gercina no ano de 2001 e tornou-se ao longo tempo uma das principais ações de extensão da Universidade no município. Nesta entrevista, o Diretor da Faculdade de Fisioterapia, professor Ms. Ferdinando Agostinho fala sobre a importância do trabalho realizado bem como das expectativas para o futuro.

Diretor, qual o principal objetivo da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde?
A clínica tem com principal objetivo fazer o bem. Nossa função é de oferecer atendimento gratuito e especializado a população carente de Rio Verde e região, nas principais áreas da Fisioterapia como Ortopedia, Neurologia adulto, Reumatologia e Geriatria, Pediatria, Cardiovascular e Respiratório, Saúde Coletiva e Uroginecologia. Os atendimentos são específicos em cada uma destas áreas, com procedimentos supervisionados por um professor mestre da Faculdade e seus estagiários. Além de atender aos pacientes, a Clínica também proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências necessárias à sua formação profissional, através da experiência no contexto de atividades de observação, atendimento e prática supervisionada. Temos hoje pacientes não só de Rio Verde, mas, também de Municípios vizinhos como Caçu, Acreúna, Montividiu, dentre outros.

Como os atendimentos são realizados?
Todos os atendimentos são realizados por acadêmicos dos últimos semestres do curso sob a supervisão e orientação constante de um professor. Temos a nossa disposição o que há de melhor e mais moderno em equipamentos em cada área. Os nossos pacientes são atendidos de forma individual até três vezes por semana com sessões que duram até uma hora.

Os pacientes pagam pelo tratamento?
Não, todo o custo do tratamento é assumido pela Universidade. Sobre isso, é importante frisarmos os mais de 20 mil atendimentos anuais. Isso mostra o tamanho do compromisso assumido pela Instituição para com a comunidade local. É importante salientarmos também, que os atendimentos não se restringem à unidade da Clínica Escola, pois, os nossos trabalhos são realizados também, no Hospital do Câncer, na Maternidade Augusta Bastos, no Hospital Municipal e Evangélico, nos postos de saúde da Vila Borges e Promissão, no Centro de Convivência do Idoso, no “Lar dos Vovôs” (ABAL) e na Escola Bom Pastor, por meio de parcerias e convênios firmados.

Quem precisa do tratamento, o que deve fazer?

O cidadão que necessita de atendimento pode seguir dois caminhos: o primeiro, é procurar diretamente a Clínica Escola, situada à Rua Umbelino Fonseca, quadra 89, lote 06, Setor Morada do Sol, ou procurar pela Secretaria Municipal de Saúde que irá providenciar todos os encaminhamentos.

Existe um tempo de espera para conseguir uma vaga?
Infelizmente sim. Em algumas áreas a demanda é muito grande e a rotatividade de pacientes é muito lenta, a somatória destes dois fatores faz com que se crie uma fila de espera, que tentamos diminuir com muita dedicação de nossos funcionários e acadêmicos.

Qual o nível de satisfação dos pacientes atendidos?
Temos um controle interno da qualidade de nosso atendimento. E, a grande maioria de nossos questionamentos nos mostram respostas positivas por parte de nossos pacientes, principalmente relacionadas aos resultados da reabilitação e a forma como são atendidos.

Gostaria de pontuar mais alguma coisa?
Primeiramente, gostaria de reiterar o compromisso da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde com a sociedade Rio-verdense, neste ano de 2012 a Faculdade, juntamente com a Clínica Escola, completam 11 anos, espero que para os próximos anos, possamos ampliar ainda mais o número de atendimentos bem como a qualidade dos mesmos. Gostaria de agradecer a dedicação constante da coordenadora atual da clínica, professora. Ms. Vanessa Renata Molinero de Paula, de todos os Professores Orientadores de Estágio, dos servidores técnico-administrativos e dos acadêmicos do curso que realizam um trabalho digno de elogios e aplausos. Também gostaria de agradecer o apoio irrestrito de toda a Administração Superior da Universidade, que entende de forma ímpar a importância social das nossas atividades e até o final do ano terá investido mais de R$24 mil em novos equipamentos.

Assessoria de Comunicação - Fesurv

Compartilhe

Comente: Clínica escola de Fisioterapia comemora 11 anos