Chegada do frio em Goiás tende a facilitar disseminação do novo coronavírus

Médicos afirmam que a incidência de doenças respiratórias cresce no clima mais frio e é necessário se proteger


O frio que deve permanecer em Goiás até o próximo fim de semana traz também a preocupação de que as baixas temperaturas favoreçam uma maior disseminação da Covid-19. No entanto, por ser uma doença nova, existem poucos estudos conclusivos sobre o seu comportamento. Achava-se que o clima tropical frearia o Coronavírus, mas na prática isso não aconteceu. Especialistas afirmam que os vírus não respeitam temperaturas. Mas médicos dizem que a incidência de doenças respiratórias cresce com as baixas temperaturas e é necessário se proteger. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão de temperatura mínima para madrugada desta quarta-feira (27) foi de 10ºC em Goiânia. A onda de frio deve continuar pelo menos até sábado (30) com mínima prevista para 12ºC. A frente fria que levou também pancadas de chuvas para algumas regiões do Estado também é acompanhada de uma forte massa de ar frio de origem polar que avança sobre o País causando queda nas temperaturas. No Centro-Oeste, termômetros abaixo dos 10°C, ou pouco acima deste índice, também foram registradas na madrugada desta segunda-feira (25) nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Houve condições para geada no sul de Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas ficaram abaixo dos 5°C em alguns locais.

Francisco de Assis é morador do Setor Jardim Progresso, em Goiânia. A sensação térmica para quem mora no bairro que fica sobre o Morro do Além é mais fria que nos locais mais baixos da Capital. “Aqui em cima esfria um pouco mais. Hoje [ontem] o céu amanheceu vermelho anunciando o frio”, relata. Ele também acredita que as pessoas devem se proteger melhor quando a temperatura cai para evitar ficarem doentes. “Temos que redobrar os cuidados para não ter o corpo enfraquecido por alguma doença, principalmente para os idosos que fazem parte do grupo de risco do Coronavírus”, declara.

O trabalhador estava desempregado, mas conseguiu ser contratado como terceirizado em uma empresa em plena época de pandemia. Em nova rotina, ele está se adaptando para enfrentar o frio das primeiras horas da manhã todos os dias. “Acordo 5h30 para ir trabalhar e nessa hora está bem frio. Apesar de ser mais difícil de levantar da cama, prefiro o frio ao habitual calor que faz em Goiânia”, declara Francisco. Ele ainda diz que sempre anda agasalhado, pois acredita que dessa forma está mais protegido de gripes e resfriados.

A pneumologista Fernanda Miranda de Oliveira, afirma que a propagação de todas as doenças transmitidas por partículas sólidas e gasosas podem aumentar em período de baixa temperatura, inclusive do vírus Sars-Cov-2. “As doenças transmitidas por aerossóis de modo geral tem sua disseminação aumentada nos meses de inverno”. A médica explica que Isso acontece, porque a baixa umidade do ar mantém as partículas suspensas por mais tempo, os níveis de poluição atmosférica aumentam e as pessoas tendem a ficar por mais tempo em ambientes fechados.

A especialista esclarece que entre as doenças respiratórias que aumentam nesta estação do ano estão gripes, resfriado, pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, rinite e sinusite. Dentre essas doenças, a gripe é a que mais pode ser confundida com a Covid-19. “São doenças que apresentam geralmente febre, dor de cabeça, indisposição, tosse que pode ser seca ou produtiva, dor de garganta e sintomas nasais como obstrução nasal, coriza, espirros, além da falta de ar”, explica Fernanda, que é pneumologista há 22 anos.

Portadores de doenças respiratórias devem se proteger
A especialista lembra que fumantes e portadores de doenças respiratórias crônicas são grupos de risco para enfermidades virais respiratórias de modo geral e também para o novo Coronavírus. Por isso, essas pessoas necessitam de cuidados extras durante o inverno. “Esses pacientes devem ter atenção redobrada nesta época do ano, quando as viroses são mais frequentes e especialmente agora em que estamos vivendo uma pandemia". Fernanda ainda alerta que é importante que estejam com seus sintomas controlados, em uso correto da medicação e que não interrompam nenhum tratamento sem a devida orientação médica. 

Ela ressalta que em caso de piora dos sintomas, assistência médica deve ser procurada o mais rápido possível. A pneumologista salienta que essas precauções valem, inclusive, para quem não é do grupo de risco.

“É possível se prevenir para evitar contrair alguma doença respiratória durante o inverno mantendo-se bem hidratado, evitando locais pouco arejados ou com aglomerações, lavando sempre bem as mãos, usando soro fisiológico nas narinas, evitando o uso de ar condicionado”, ensina a médica. Ela ainda sugere uso de umidificadores nos ambientes e evitar circular em ambientes externos no período das 10h às 16h. Se a umidade relativa do ar estiver menor que 50%, a médica recomenda aos fumantes que deem um tempo no cigarro.

Baixa umidade do ar
A população do Centro-Oeste deve ficar atenta à baixa umidade do ar nos próximos dias. A presença do ar frio de origem polar deixa o ar também mais seco. Ao longo da semana, muitas áreas do Centro-Oeste vão passar várias horas com níveis de umidade entre 20% e 30%. O sol predomina na Região e a semana será sem condições para chuva em praticamente todo o Centro-Oeste. Há chance de algumas poucas pancadas de chuva no extremo Norte de Goiás.

Cidades das regiões Sul e Sudoeste do Estado como Aporé, Jataí, Mineiros e Santa Rita do Araguaia vão sentir a mudança de clima com mais intensidade. Nestas regiões, as mínimas devem variar de 8°C a 10°C, entre hoje e amanhã (28) e temperatura 24°C durante o dia. Até mesmo quem vive na região Norte de Goiás deve sentir a queda de temperatura. Cidades onde o calor é intenso, como em Porangatu, nos próximos dias a máxima na região deve ficar em torno de 15°C e 28°C.

A Capital recebeu pancadas de chuvas em algumas regiões no último fim de semana com queda de temperatura entre terça-feira (26), com máxima de 25°C e mínima de 14°C e hoje que teve previsão de mínima em 10°C, na madrugada e 26°C durante o dia. Amanhã (28), a mínima está prevista para chegar a 13°C, mas a máxima deve fica em 29°C. A partir de sexta-feira as temperaturas devem voltar a subir de forma gradativa com o afastamento da massa de ar polar que está influenciando o clima no Sul e no Centro-Oeste do País.

O Hoje

Compartilhe

Comente: Chegada do frio em Goiás tende a facilitar disseminação do novo coronavírus