Céu de Rio Verde fica cinza após fumaça de incêndio chegar a Goiás e sua saúde pode ser afetada

Pneumologistas recomendam atenção com a saúde nesta época do ano


Você acordou e se assustou com o céu de Rio Verde? Aliás, se der uma espiada no início da tarde desta terça-feira (20), vai perceber um céu opaco, cinza… Pois bem: a fumaça causada pelo incêndio lá no Norte do país, em Rondônia, que deixou São Paulo escuro às 15h ontem, chegou a Goiás. Somada a um aumento nas nuvens, resultou num céu, digamos, sem brilho – ou “muito bizarro”, para alguns moradores que comentaram nas redes sociais.

Entretanto, Rio Verde não corre o rico de ficar às escuras como aconteceu com São Paulo ontem. Com o aumento das nuvens, e com o passar do dia, o céu deve voltar ao normal ao longo da tarde.

A notícia preocupante é que o fenômeno faz mal, sim, à saúde. Como o ar estava muito seco, essa poluição é prejudicial. A umidade relativa do ar em Rio Verde nesta terça-feira era de 30%, no limite considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde. 

Com esse tempo, pneumologistas recomendam cuidado dobrado com as vias aéreas e o agravamento de casos de asma, rinites, sinusites etc, principalmente nesse período sem chuvas, quando o ar fica mais poluído e muito seco.

Compartilhe

Comente: Céu de Rio Verde fica cinza após fumaça de incêndio chegar a Goiás e sua saúde pode ser afetada