Centro de Equoterapia atende mais de 100 pessoas

Local funciona como tratamento alternativo de reabilitação


Desde 2009, a Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação e do Clube do Povo (popularmente conhecido por Clube Dona Gercina) dispõem do Centro de Equoterapia Mega - Meu Grande Amigo, que foi criado tendo em vista o programa de inclusão social do Governo Federal.

A Equoterapia funciona como tratamento alternativo de reabilitação, como método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo nas áreas de saúde, educação, equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
No município, o Mega conta com parceria da Associação dos Deficientes Físicos de Rio Verde (Adefirv), que atua no transporte dos alunos até o local onde aulas são realizadas. Cerca de 100 alunos são atendidos mensalmente por uma equipe composta de fisioterapeuta, fonoaudióloga, pedagoga, educador físico, psicóloga e equitador.
 
Os benefícios da atividade incluem o desenvolvimento da coordenação motora, controle de tronco, equilíbrio, normalização do tônus, estimulação da fala, melhora do padrão da marcha, autoconfiança, autoestima e socialização.
 
Segundo a coordenadora do projeto, Anna Karina Gonçalves, o atendimento é feito gratuitamente e oferece resultados visíveis para quem o utiliza. Ela acrescenta que os interessados podem entrar em contato pelo telefone (64) 3620-2132 e agendar uma avaliação. O Centro de Equoterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h, no Clube Dona Gercina, localizado na Rua Vitalino Carneiro Arantes, s/nº – Bairro Santo Agostinho.
 
Saiba mais sobre a equoterapia
A equoterapia é indicada para o tratamento de distúrbios mentais, distúrbios comportamentais / sociais – como autismo, esquizofrenia, distúrbio da atenção, hiperatividade; distúrbios sensoriais – sendo, deficiência visual, deficiência auditiva; alterações de escrita – disgrafia, disortografia, dislexia, distúrbio da percepção; alterações de linguagem oral – alterações de fala, atraso de linguagem; atraso maturativo – do desenvolvimento psicomotor; instabilidades psicomotoras; síndromes neurológicas (como:down, west, rett, soto e outras); acidente vascular cerebral; traumatismo crânio-encefälico ; alterações comportamentais entre outras.

Assessoria de Comunicação - SME

Compartilhe

Comente: Centro de Equoterapia atende mais de 100 pessoas