Celular ajuda produtores rurais a identificar doenças nas lavouras

A novidade é atração na maior feira de tecnologia do Centro-Oeste, a Tecnoshow Comigo. Confira o vídeo


Um aplicativo para celulares smartphones e tabletes, chamado Digilab,  pode contribuir no aumento de lucros dos produtores rurais. O programa apresentado na 11ª Tecnoshow, em Rio Verde, sudoeste de Goiás, pretende melhorar a forma de diagnosticar doenças, pragas e plantas daninhas nas plantações rurais.

"Com esse procedimento, a imagem captada na lavoura pode ser comparada com o banco de dados do próprio aplicativo. Depois disso, ele compartilha a situação com pesquisadores e produtores de outras regiões com o intuito de ter o diagnóstico da doença o mais rápido possível", explica o gerente de vendas Júlio Lourenço.

O serviço portátil de assistência técnica permite a rápida identificação de sintomas iniciais em diferentes tipos de lavouras, procedimento que atualmente chega a demorar 48 horas para ser realizado em um laboratório de análise. O software é composto por um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes. Além disso, o site disponibiliza profissionais habilitados para dar orientações ao agricultor.

Fonte: G1. Vídeo produzido pela TV Riviera

Vídeo

Compartilhe

Comente: Celular ajuda produtores rurais a identificar doenças nas lavouras